CIDADE

Fila de pacientes para transplantes de rins chega a 50 e espera, a até 5 anos

O número foi revelado ontem pelo coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HC/UFTM, Ilídio Antunes de Oliveira

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 21/01/2020 às 21:45Atualizado em 18/12/2022 às 03:39
Compartilhar

A fila de pacientes que aguardam transplante de rins no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC/UFTM) ultrapassa 50 pessoas e o tempo de espera pode chegar a cinco anos. 

O número foi revelado ontem pelo coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HC/UFTM, Ilídio Antunes de Oliveira, durante o programa JM News 1ª Edição, da Rádio JM 95.5 FM. “Temos um número bem maior à espera de transplantes renais, são 57 pacientes. É um dos procedimentos mais realizados, mas, na nossa realidade, o tempo de espera é de quatro a cinco anos”, detalha.

Outro transplante bem desenvolvido em Uberaba é o de córneas. Ao contrário do que ocorre com pacientes renais, o tempo e o número de pessoas na espera são bem menores. “A fila de pacientes para transplante de córneas é bem pequena. Nós chegamos a zerar o número, mas de uma vez aparecem dez pacientes, e o número baixo se deve à espera menor. Há casos em que o inscrito aguarda 30 dias apenas”, expõe. 

Em 2019, a equipe de transplantes do HC/UFTM captou 83 órgãos para transplantes. O número abrange coletas realizadas no HC/UFTM e na Fundação Municipal Hospitalar João Henrique do Garimpo (FMH-JHG), da cidade de Conceição das Alagoas. Dos órgãos doados, foram 63 córneas, 13 rins, seis fígados e um pâncreas. A abordagem para solicitar a doação de órgãos foi realizada em apenas 11,90% dos casos de óbitos. Foram 974 mortes registradas pelas duas unidades de saúde, 910 pelo HC/UFTM e 64 pelo FMH-JHG.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por