CIDADE

Cães e gatos já podem ser cadastrados para castração em Uberaba

Em 2019, foram castrados 460 animais e mais de 2 mil animais foram microchipados

Publicado em 21/01/2020 às 16:03Atualizado em 18/12/2022 às 03:40
Compartilhar

Arquivo JM

Em 2019, foram castrados 460 animais e mais de 2 mil animais foram microchipados

O Departamento de Zoonoses reabriu o cadastro para castração de cães e gatos em Uberaba. Quem se interessar pelo procedimento para o seu animal de estimação pode se cadastrar online no site da Prefeitura de Uberaba ou por telefone, no 3315-4173, das 8h às 16h. O departamento de Zoonoses fica na Vila Celeste, na avenida do Tutuna, 658. 

Tanto machos quanto fêmeas podem ser cadastrados, desde que apresentem boas condições de saúde e tenham entre quatro meses e sete anos de idade. Para efetuar o cadastro, o interessado deverá ter em mãos o número do CPF. Os tutores serão responsáveis por cadastrar o animal, deslocá-lo para realização do exame pré-operatório, do procedimento de castração e pelo tratamento pós-operatório. 

A chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias de Uberaba, Lara Rocha Batista, destaca que as castrações fazem parte do Programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos, que visa a diminuir a natalidade desenfreada, e consequentemente reduzir a população de animais de rua e o risco de transmissão de zoonoses. “Todos os animais castrados serão identificados por meio de implantação de microchip. Em 2019, foram castrados 460 animais e mais de 2 mil animais foram microchipados. Para este ano, estão previstas 600 castrações em quatro mutirões. O chamamento se dará seguindo a ordem de cadastro, limitado a no máximo dois animais por tutor”, explica Lara. 

Ela ressalta que a superpopulação de animais domésticos gera sérios problemas no meio urbano, pois ninhadas indesejadas acabam sendo abandonadas nas ruas, estando sujeitas a maus tratos, envolvendo-se e/ou provocando acidentes de trânsito ou por agressão (mordeduras), prejudicando a limpeza urbana ao destruírem sacos de lixo em busca de alimento e por defecarem em vias públicas, e participando na cadeia de transmissão de zoonoses. Com o Programa de Manejo Populacional, relata Lara, grandes avanços serão alcançados a longo prazo em relação ao bem-estar dos animais e à saúde pública.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por