CIDADE

Inscrições para cursos gratuitos oferecidos pelo NIP começam hoje

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas diretamente na instituição que irá ofertar o curso

Publicado em 19/01/2020 às 13:34Atualizado em 18/12/2022 às 03:37
Compartilhar

O Projeto Núcleo de Iniciação Produtiva (NIP) abre as inscrições para os cursos gratuitos nesta segunda-feira (20). O projeto da Secretaria de Desenvolvimento Social será realizado nos Centros de Referência a Assistência Social – CRAS e instituições parceiras. Serão oferecidos cursos nas áreas de artesanato, costura e beleza. A duração de cada um é de cinco meses com carga horária entre 40 a 160 horas. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas diretamente na instituição que irá ofertar o curso.

Serão mais de dez modalidades oferecidas nos 13 núcleos da cidade. O público poderá optar por fazer cursos de artesanato, confecção de boneca de pano, bordados, cabeleireiro, corte e costura para iniciantes e avançado, crochê e bordado, artesanato em EVA, maquiagem, pintura em MDF, em tecido ou em tela. São 20 vagas por turma, com exceção do curso de cabeleireiro em que será ofertado 30 vagas.

Segundo Gabrielle Palvas, chefe do Departamento de Proteção Social Básica, os cursos serão oferecidos preferencialmente para as pessoas que residem no território dos polos e, caso as vagas não sejam todas preenchidas, as inscrições serão abertas a moradores de outras regiões da cidade.

Palvas explica que a proposta deste projeto é de iniciar e aperfeiçoar a população na produção e comercialização dos produtos por meio da participação em feiras e eventos programados. “As suas ações buscam promover a integração social, o desenvolvimento humano e estimular a geração do trabalho e renda através das alternativas que mais se adaptam ao perfil de cada participante, objetivando o enfrentamento das vulnerabilidades pessoais e sociais”, conclui.

INSCRIÇÕES. A chefe do departamento informa que a partir desta segunda-feira (20) o interessado poderá comparecer a uma das unidades do CRAS ou em algum dos núcleos parceiros e apresentar a cópia do RG e do comprovante de residência para realizar a inscrição. A idade mínima para a participação dos cursos é de 16 anos. O horário das inscrições nos CRAS ou na Unidade de Atendimento Integrado (Uai) é das 7 às 18 horas, enquanto nos outros locais é preciso entrar em contato para saber como será o atendimento.

Os núcleos parceiros sã Assistência Social São Judas Tadeu no bairro Fabrício, Casa do Menino no bairro Santa Marta, Casa Mulher Trabalhadora Dona Benedita no bairro Amoroso Costa, Clube de Mães Unidas Venceremos no bairro rural de Ponte Alta, Instituto Municipal Antidrogas (Imad) no bairro Jardim Espírito Santo, CEMEA Boa Vista no bairro Indianápolis e Unidade de Atenção ao Idoso no Parque do Mirante.

Os CRAS que oferecerão os cursos são o Doutor Décio Moreira do bairro Elza Amuí, Abadia, Morumbi, Luci Caixeta da Silva – Polo I do bairro Chica Ferreira, Suzana da Graça C. Maia Stamato Bérgamo – Tutunas e Vila Paula do bairro Serra Dourada.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por