CIDADE

Com outra chuva, média vai para mais que o dobro do previsto

Na noite de quinta-feira e madrugada de ontem, choveu mais 90 milímetros em Uberaba e elevou o volume de janeiro para 407 milímetros, enquanto a previsão era de 202,2 milímetros

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 17/01/2020 às 22:23Atualizado em 18/12/2022 às 03:34
Compartilhar

Reprodução

Confluência da rua João Pinheiro com Leopoldino de Oliveira ficou tomada pelas águas, mas o escoamento foi rápido

Em apenas 16 dias já choveu o dobro da média histórica para o mês de janeiro, em Uberaba. Na madrugada de ontem, uma chuva de 90 milímetros causou alagamento em diversos pontos da cidade. Até o fechamento desta edição já havia a precipitação de 407mm neste mês. 

O esperado para o primeiro mês de 2020 era de 202,2mm, ou seja, menos da metade do que já caiu nos 17 dias. A climatologista Wanda Prata revelou à reportagem que a chuva durou quatro horas, com ventos de 45 km/h. A chuva mais intensa caiu na primeira hora, perdendo força por volta de 1h da madrugada, mas se mantendo persistente por algumas horas.

De acordo com ela, “estamos com uma baixa pressão no litoral do Sudeste, alinhando com os jatos de Baixos Níveis que descem da Amazônia”. Isso significa que as chuvas continuam, podendo cair a qualquer momento, sobretudo à tarde, e com pancadas significativas, alerta a climatologista.

Entre os locais mais castigados pela forte chuva estão as avenidas Leopoldino de Oliveira, Santos Dumont, Guilherme Ferreira e Fidélis Reis. Além disso, a avenida Deputado Marcus Cherém inundou pela terceira vez em menos de 15 dias no trecho próximo ao trevo das rodovias BR-050 e BR-262.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram quatro chamados durante a madrugada, com relatos de queda de árvore e risco de eletrocussão. 

Na quinta-feira (16), chuva com vento forte destelhou prédio no entorno da praça da Concha Acústica. Evaldo Fachineli dos Reis, coordenador da Defesa Civil, relatou que, naquela ocasião, foram 51mm de chuva.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por