CIDADE

Uberaba embaixo de água: 90mm de chuva caíram na cidade ontem; fotos e vídeos

Diversos pontos da cidade ficaram alagados; acumulado do mês chega a 407mm e contando: prepare o guarda-chuva porque a chuva continua

Publicado em 17/01/2020 às 10:14Atualizado em 18/12/2022 às 03:36
Compartilhar

Imagens/Leitores

Uberabenses foram surpreendidos por intensa chuva que caiu entre a noite de ontem e a madrugada desta sexta-feira (17). Segundo a climatologista Wanda Prata, foram 90mm de chuva, o que leva ao acumulado de 407mm no mês de janeiro. O esperado para o primeiro mês de 2020 era de 202,2mm, menos da metade do que já caiu nesses 16 dias.

O coordenador da Defesa Civil, Evaldo Faquineli dos Reis, relatou que outros 51mm de chuva caíram em Uberaba na tarde de quinta-feira (16), com ventos fortes o suficiente para até mesmo destelhar prédio de moradia no entorno da Concha Acústica.

Wanda Prata revelou à reportagem que a chuva durou das 23h de quinta até 3h de sexta, com ventos a 45 km/h. A chuva mais intensa caiu até as primeiras horas de hoje, perdendo força por volta de 1h da madrugada, mas se mantendo persistente por algumas horas. Segundo a climatologista, “estamos com uma baixa pressão no litoral do Sudeste, alinhando com os Jatos de Baixos Níveis que descem da Amazônia”. Isso significa que as chuvas continuam, podendo cair a qualquer momento, sobretudo à tarde, podendo haver pancadas significativas, alerta a climatologista.

Entre os locais que foram mais castigados pela forte chuva estão as avenidas Leopoldino de Oliveira, Santos Dumont, Guilherme Ferreira e Fidélis Reis. Além disso, a avenida Marcus Cherém inundou pela terceira vez em menos de 15 dias no trecho próximo ao trevo entre as rodovias BR-050 e BR-262.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram quatro chamados durante madrugada, com relatos de queda de árvore e risco de eletrocussão.

Para atender às demandas registradas, a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) colocou nas ruas mais de 100 equipes, que estão atuando na retirada de lixos e entulhos, na sua maioria que escoou junto com a água da chuva, além da limpeza de bueiros, retirada de galhos e árvores que caíram, sendo mais de 30 ocorrências registradas.

Conforme o secretário da pasta, Antonio Sebastião de Oliveira – Toninho de Oliveira, logo nos primeiros dez minutos de limpeza, um caminhão de sujeira (aproximadamente 6 mil quilos de resíduos) foram retirados das principais avenidas. “Até o meio dia, a região central já estará limpa. Essa foi uma determinação do prefeito Paulo Piau, que também percorreu as ruas durante a madrugada fazendo o monitoramento”, explica.

O coordenador da Defesa Civil, Evaldo Faquineli dos Reis, relatou que durante as chuvas os principais pontos atingidos foram a Avenida Leopoldino de Oliveira, Guilherme Ferreira, Praça da Concha Acústica, dentre outros. Sobre uma das ocorrências atendidas com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, foi uma carreta que estragou na entrada da cidade, na Avenida Doutor Marcus Cherém. Evaldo declarou que foi necessário acionar a Polícia Militar para providenciar a retirada do veículo evitando maiores transtornos no local.

Ações da Codau. Ações pós chuva das equipes de varrição e limpeza urbana, cerca de 30 pessoas estão mobilizadas para atender as principais avenidas do centro executando desobstrução das grelhas cobertas com entulho e lixo da chuva, além da varrição de rua. Entre os locais estão a Av Fidelis Reis, Leopoldino de Oliveira e entorno do Piscinão.

Em relação à drenagem pluvial da Codau, equipes se mobilizam para solucionar abatimentos de redes pluviais na manhã desta sexta-feira (17). Av. Leopoldino de Oliveira, esquina com Barão de Ituberaba. O trecho da Barão de Ituberaba está interditado entre a Av. Leopoldino de Oliveira e Rua Sete de Abril. O desvio para os motoristas que descem dos Estados Unidos, sentido centro é virar à direita na Sete de Abril. A obra tem previsão de ser concluída somente às 18h, caso o tempo permita.

Também houve abatimento nos seguintes locais: Rua Gustavo Rodrigues da Cunha, próximo à Leopoldino de Oliveira (equina do Central Pub). Equipes já estão no local realizando a manutenção da galeria pluvial.

Outros locais que ainda serão atendidos após os temporais com apoio da PMU: Av. Guilherme Capucci – Cidade Nova – substituição de galeria pluvial; Av. Nossa Senhora do Desterro. (Pista Terminal/Av Djlama Castro Alves) Cerca de 100 metros de galeria serão substituídos após os abatimento que aconteceu ontem); Av. Leopoldino de Oliveira, próximo à Rua João Pinheiro ( Pista centro/Univerdecidade); R. Antônio Borges de Araújo – Mercês; Rua Oscar José de Castro – Santa Maria; Entorno do Piscinão – em frente ao edifício Mandarim; Em andamento a obra de drenagem na Odilon Fernandes com a R Artur Machado; Av. Marcus Cherém já recebeu intervenções, mas ainda há outras a serem executadas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por