CIDADE

Postes no meio do caminho causam indignação em pedestres e ciclistas em Uberaba

Pedestres e ciclistas precisam disputar o espaço com os postes de iluminação, claramente instalados de forma irregular

Publicado em 16/01/2020 às 11:25Atualizado em 18/12/2022 às 03:33
Compartilhar

Fotos/Leitores JM

Trecho da Padre Zeferino entre a avenida Dr. Fidélis Reis e a rua João Pinheiro faz com que os pedestres desafiem a sorte, disputando caminho com os carros; já na avenida Pedro Lucas, são os ciclistas que enfrentam o perigo com a sinalização irregular

No meio do caminho há um poste. A situação se repete não em um nem em dois pontos em Uberaba. Em verdade, essa é uma realidade em diferentes trechos na cidade e, em alguns deles, os uberabenses se cansaram de ficarem indignados e já começaram até mesmo a rir da situação.

É o caso da ciclovia na avenida Pedro Lucas, no bairro Jardim Espírito Santo, onde a mão de direção para quem está no pedal é interrompida por um poste. Seria cômico se não fosse perigoso, até porque por lá também havia pregos usados na pré-marcação da sinalização da ciclovia, feita fora dos padrões adequados. A situação foi denunciada também à Prefeitura de Uberaba.

Em nota, a assessoria de comunicação informou que a empresa Transvias Construções e Terraplanagem LTDA foi notificada nesta quarta-feira (15) para a adequação da ciclovia. “Toda e qualquer intervenção em via pública que tenha qualquer tipo de reflexo no trânsito deve ser comunicada com antecedência à Secretaria de Defesa Social, para analisarmos se o procedimento está correto à luz de legislação, sobretudo àquela que se refere à questão de segurança”, explica o secretário de Defesa Social, Wellington Cardoso.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da PMU, o processo, referente ao contrato 211/2019, deve ser executado com linha de nylon e pré-marcado com tinta em pontos desse alinhamento, após o qual deverá ser pintada a faixa de divisão de fluxo. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), Antônio Sebastião de Oliveira (Toninho), a obra ainda não foi concluída e já foi alinhada junto à Cemig a retirada dos postes da via. A previsão é que a retirada aconteça em dez dias. Sem passagem

Se na avenida Pedro Lucas os ciclistas disputam lugar com os postes, na rua Padre Zeferino são os pedestres que ampliam a disputa e concorrem com os veículos se quiserem andar no trecho entre a avenida Doutor Fidélis Reis e a rua João Pinheiro.

Além de postes de iluminação pública no meio do caminho, as estreitíssimas calçadas no trecho dificultam a caminhada. Leitor do Jornal da Manhã revela sua indignação sobre o caso, que é tão antigo quanto ignorado pelo poder público, segundo sua avaliação. “Passo por lá com frequência para visitar minha avó, que mora perto da igreja Santa Terezinha, e é um perigo danado, porque não dá para andar pelo passeio e muitos motoristas sem noção viram à esquerda da Fidélis Reis na maior velocidade para ‘aproveitarem o sinal’. Aí se estiver driblando o poste, que ocupa a faixa toda da calçada onde está, pela rua acaba podendo ser atingido por um desses malucos atrás da direção. Não pode! E o problema existe há tanto tempo... Não é possível que nenhum prefeito, secretário ou vereador nunca tenha tido a experiência de andar por ali!”, desabafa o morador, que preferiu manter sua identidade em sigilo. O leitor do JM ainda lembra que até bem pouco tempo atrás a Cemig tinha uma subestação enorme vizinha ao problema.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba e com a Cemig. Em nota, a Secretaria de Planejamento informou que o trecho na Padre Zeferino tem cabeamento subterrâneo e somente a companhia energética pode solucionar o problema. Pedido para a readequação já foi feito à Cemig, segundo a PMU. Com relação à calçada extremamente estreita, a administração disse que "para alargamento do calçamento é necessário um estudo de viabilidade técnica, pois a referida rua é rota de ligação entre bairros, com movimento considerável de trânsito. Avaliar se diminui a via, ou se retira estacionamento, para poder alargar ou não". No referido trecho, no entanto já não é permitido estacionar. A PMU não confirmou se esse estudo de viabilidade técnica está sendo realizado ou não. 

A assessoria de imprensa da Cemig informou que o órgão tem conhecimento da situação e aguarda a formalização dos pedidos para análise. A obra será executada por empreiteira contratada pelo município, cabendo à Cemig a análise do projeto para verificar sua aderência às normas técnicas. Quanto ao prazo necessário para a adequação dos postes, a assessoria da Cemig explica que "depende da formalização do pedido, mas em até 30 dias é analisado, desde que esteja tudo correto". Por fim, ressalta-se que essa formalização somente pode ser feita pela prefeitura ou pela empreiteira por ela contratada.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por