CIDADE

GOLPE! Carta intima contribuinte para regularização de dados junto à Receita Federal

Em anos anteriores, pessoas que caíram nesse golpe tiveram os dados usados por criminosos para abrir contas bancárias, fraudar documentos, abrir empresas

Marília Mayer
Publicado em 12/01/2020 às 11:39Atualizado em 18/12/2022 às 03:29
Compartilhar

Aberto o prazo para a declaração do Imposto de Renda (IR), começam as modalidades de golpe em nome da Receita Federal (RF). A reportagem do JM Online recebeu de um leitor a denúncia.

No caso relatado, o contribuinte recebeu, em casa, uma intimação para regularização de dados cadastrais. No suposto documento, em papel timbrado em nome da RF, há um endereço eletrônico para acesso e atualização de dados bancários.

Em anos anteriores, pessoas que caíram nesse golpe tiveram os dados usados por criminosos para abrir contas bancárias, fraudar documentos, abrir empresas.

O delegado-adjunto da Receita Federal em Uberaba, Sizenando Ferreira, afirmou que nenhum caso ainda foi levado ao conhecimento do órgão na cidade, porém, já existem registros em outras cidades da região, como em Uberlândia, por exemplo.

“A recomendação é sempre que houver suspeita não abrir links, não acessar endereços, não abrir arquivos. A maneira mais segura do contribuinte saber se a Receita está solicitando alguma coisa é fazer o acesso direto na página oficial com o certificado digital ou código de acesso. Se porventura tiver dificuldade em utilizar ferramentas eletrônicas, (o contribuinte) pode vir na Receita pessoalmente”, orienta.

Envio de correspondência mesmo que com objetivo fraudulento não é considerado crime. Portanto, a sugestão para o contribuinte que receber alguma correspondência é informar a Receita Federal para que medidas de segurança sejam adotadas. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por