CIDADE

Conser e lideranças rurais da região lançam 1ª Câmara Técnica Temática

A proposta é discutir temas sobre segurança no campo que impactam diretamente a produção rural

Thassiana Macedo
Publicado em 14/12/2019 às 13:44Atualizado em 18/12/2022 às 02:49
Compartilhar

Conselho Comunitário de Segurança Rural de Uberaba (Conser), com entidades rurais da região, realiza nesta terça-feira (17), a partir de 14h, o lançamento da Câmara Técnica Temática, no Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba. A proposta é discutir temas sobre segurança no campo que impactam diretamente a produção rural. Trata-se de um evento técnico, para o qual estão convidadas pessoas de diversas categorias diretamente ligadas ao agronegócio da região. 

O evento contará com a presença de diversas autoridades, entre elas a secretária estadual de Agricultura Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Valentini, e o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, general Mário Lúcio Araújo.

Segundo a presidente do Conser, Patrícia Santa Fé, sem segurança no campo não há produção. “Se o homem do campo está lá na roça e quer produzir, ele vive lá e é de onde retira o próprio sustento, sem segurança ele não consegue se manter. É roubo de implementos agrícolas, furto e roubo de defensivos, assaltos a fazendas, é o risco que ele corre ao percorrer do centro urbano para a propriedade. São riscos de todas as formas e o homem do campo tem abandonado a produção por falta de segurança. Por isso, a segurança impacta diretamente a produção. A segurança rural precisa acompanhar a evolução da agricultura. Hoje, o agronegócio é o responsável pelo maior índice de elevação na economia do país”, alerta.

Patrícia lembra que a todo momento o homem do campo investe em sementes, adubação, novas tecnologias e metodologias de produção, com máquinas e defensivos mais potentes ou implementos mais eficientes, porém não há o mesmo avanço nas ações de segurança rural. Hoje, menos de 1% da população de Uberaba continua vivendo na área rural por causa da violência, ainda que a resolutividade da criminalidade tenha chegado a 22%. 

Por isso, a presidente afirma que o objetivo do evento é discutir alternativas para melhorar a segurança no campo e assinar o documento oficializando a implantação da primeira Câmara Técnica Temática mista, sob a coordenação do Conselho de Segurança Rural de Uberaba e região. O Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba fica na rua Manoel Brandão, nº 160, bairro Mercês.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por