CIDADE

Parceria prevê a inserção de estudos da agenda internacional em escolas públicas

A princípio serão contempladas duas escolas públicas para receber o projeto Monuem, sendo uma em Uberaba e outra em Patos de Minas

Publicado em 11/12/2019 às 22:24Atualizado em 18/12/2022 às 02:45
Compartilhar

Divulgação

Presidente do Instituto Daniel Franco com a embaixadora Maria Auxiliadora Figueiredo, o reitor do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), professor Milton Roberto, e o diretor de Logística do IDF, Fabio Porto

Instituto Daniel Franco (IDF) estabeleceu parceria para implantação do projeto Modelo de Simulação das Nações Unidas do Ensino Médio (Monuem) em escolas públicas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. 

A proposta foi consolidada por meio da parceria do IDF com a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Ministério das Relações Exteriores – Itamaraty, após reunião realizada na capital mineira com a embaixadora Maria Auxiliadora Figueiredo, chefe do escritório do Itamaraty em Minas Gerais – Ereminas. O encontro contou com a participação do presidente do IDF, professor Daniel Franco, e o reitor do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), professor Milton Roberto, e o diretor de Logística do IDF, Fabio Porto.

A princípio serão contempladas duas escolas públicas para receber o projeto Monuem, sendo uma em Uberaba e outra em Patos de Minas. As escolas ainda não foram escolhidas. A partir da escolha elas receberão estudo da ONU para a implantação da proposta. “Ainda vamos estabelecer alguns critérios para a escolha das escolas públicas. Estamos muito ansiosos para dar andamento nestas duas escolhas e, a partir do ano que vem, dar início ao Monuem em escolas de Uberaba e Patos de Minas”, diz Daniel Franco.

O projeto Monuem promove a alunos do ensino médio o aprendizado em temas da agenda internacional. A realização de modelos de simulação das Nações Unidas (Monuem) surgiu na Universidade de Harvard há mais de 40 anos e foi replicada no mundo inteiro. No Brasil, simulações são realizadas em diversas universidades, faculdades de Relações Internacionais e em colégios particulares de ensino médio.

Projeto Monuem tem como objetivo oferecer aulas com a supervisão dos diplomatas que transmitem conhecimentos básicos sobre o sistema internacional e o funcionamento da ONU, bem como sobre as relações diplomáticas entre estados membros da organização, visando, sobretudo, a capacitar os alunos a refletir sobre a complexidade dos temas da agenda internacional a participar em debates e a buscar soluções negociadas para conflitos. As aulas têm a assistência dos professores e dirigentes das escolas participantes.

Os alunos recebem ainda explicações sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável defendido pela ONU até 2030. “É um projeto grandioso, que leva o nome da ONU e a chancela do Itamaraty com a visão espetacular da embaixadora Maria Auxiliadora, e visa difundir o conhecimento e promover a discussão de temas extremamente importantes, de relevância internacional, para estes alunos”; explica Daniel Franco.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por