CIDADE

CTA realizou mais de 170 testes rápidos na semana do Dia Mundial da Luta contra AIDS

Além de disponibilizar a testagem para HIV, sífilis e hepatites B e C, o CTA também atende gestantes

Publicado em 11/12/2019 às 19:13Atualizado em 18/12/2022 às 02:45
Compartilhar

Foto/Divulgação

Semana de conscientização em comemoração ao Dia Mundial da Luta contra AIDS teve 174 testes rápidos realizados entre os dias 2 e 6 de dezembro em Uberaba. A data, celebrada no dia 1º de dezembro, contou ainda com ações de orientação e a disponibilização de 33.408 preservativos masculinos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria de Saúde.

Maria Clara de Vasconcelos, gerente do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, destaca que o resultado é entregue na hora. “É importante que população procure se informar sobre a sua sorologia. Acreditamos que ainda existem muitas pessoas que são portadoras, mas não sabem, pois nunca fizeram o exame. Basta procurar a unidade com documento de identidade e as orientações serão feitas no local. Quanto mais cedo descobrir, mais eficaz é o tratamento”, explica Maria Clara.

Serviços – O CTA está localizado na rua Marechal Deodoro, 166, bairro São Benedito. Além de disponibilizar a testagem para HIV, sífilis e hepatites B e C, o CTA também atende gestantes da rede pública para os exames de pré-natal e Anti-HIV, garantindo a saúde da mãe e do bebê. O CTA funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 17h. A coleta de exames é das 7h às 9h para gestantes e das 9h às 10h para a população em geral. Toda quarta-feira tem um horário extra das 17h às 19h30 para quem não consegue ir durante a manhã.

A Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba também implantou os testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C em 21 Unidades Básicas de Saúde da cidade, como parte da estratégia para ampliar a cobertura diagnóstica das infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e da política de descentralização dos testes rápidos no Município.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por