CIDADE

Uberaba vai ganhar Laboratório de Manipulação de Fitoterápicos

A Farmácia Viva terá ordem de serviço assinada na quinta; previsão de abertura é em outubro do ano que vem

Publicado em 10/12/2019 às 07:31Atualizado em 18/12/2022 às 02:39
Compartilhar

Ilustrativa

Ordem de serviço referente à construção do Laboratório de Manipulação de Fitoterápicos (Farmácia Viva) em Uberaba será assinada na quinta-feira (12), às 17h. A assinatura será na avenida Orlando Rodrigues da Silva, 520, bairro Morumbi, local onde será construída a unidade, anexo à Farmácia de Minas “Sebastião Silveira”, inaugurada em outubro.

O projeto é do vice-prefeito João Gilberto Ripposati, que acompanha de perto todo processo desde 2002, quando o então vereador foi autor da lei que criou a Farmácia Viva em Uberaba. A Farmácia Viva tem como objetivo o fornecimento de medicamentos fitoterápicos e homeopáticos a toda população e Unidades de Saúde, além de orientar a comunidade em relação ao uso correto das plantas medicinais, por meio de programas de educação em saúde realizados em conjunto com as equipes multidisciplinares das Unidades Básicas de Saúde de Uberaba.

Segundo o secretário de Saúde de Uberaba, Iraci Neto, é um projeto quase único no estado de Minas Gerais, por parte do município de Uberaba. “Sabemos que tem um processo similar em Betim, trouxemos essa ideia pra cá, então estamos implementando e agregando valor à assistência farmacêutica do município, construindo, assim, uma rede de assistência farmacêutica pública no município de Uberaba”, destaca Iraci.

Com a implantação da Farmácia Viva com laboratório de manipulação fitoterápica para atendimento da Rede de Atenção à Saúde de Uberaba, planeja-se inserir na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), novos medicamentos fitoterápicos com diversas indicações terapêuticas: sistema digestivo, sistema respiratório, sistema geniturinário, sistema nervoso central e outros.

O valor total do investimento será de R$ 249.293,50 de recursos de recursos próprios da Prefeitura de Uberaba, com a obra para instalação do Laboratório de Manipulação de Fitoterápicos sendo executada pela Quatro Construções MCGF Ltda, vencedora da licitação. O projeto arquitetônico do laboratório de produção é de 165,37 m².

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por