CIDADE

Com chegada definitiva das chuvas, Codau desmonta sistema do rio Claro

Esta semana os três motores, montados todos os anos às margens do rio Claro, foram retirados e o sistema desativado

Publicado em 05/12/2019 às 21:34Atualizado em 18/12/2022 às 02:32
Compartilhar

Divulgação

Transposição chegou a bombear até 430 litros/segundo de água para aumentar o volume do rio Uberaba e garantir a segurança no abastecimento

A Primavera termina no dia 22 de dezembro com previsões meteorológicas para o Sudeste se confirmando. Uma estação com forte irregularidade da chuva e atraso do período úmido. A Codau este ano enfrentou tanto a estiagem quanto o início da temporada de chuva com déficit pluviométrico, com o sistema de transposição ligado desde o mês de setembro. Ele bombeou até 430 litros/segundo de água para aumentar o volume do rio Uberaba e garantir a segurança no abastecimento da cidade.

Esta semana os três motores, montados todos os anos às margens do rio Claro, foram retirados e o sistema desativado. No balanço geral, a Codau necessitou transpor a bacia hidrográfica por cinco vezes. O sistema foi acionado uma vez em setembro, duas em outubro e duas vezes em novembro, totalizando 32 dias alternados. A transposição existe desde o ano de 2003 e é uma opção de garantia de vazão extra no período da seca para o rio Uberaba. O ano de 2014, quando houve a seca histórica no Sudeste, foi o mais longo uso do sistema: 106 dias com os motores ligados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por