CIDADE

Procon-MG alerta consumidores que farão compras durante a Black Friday

A primeira orientação é monitorar o preço da mercadoria antes da promoção, anotando valores e lojas, para verificar se o desconto é real e vale a pena

Thassiana Macedo
Publicado em 20/11/2019 às 22:17Atualizado em 18/12/2022 às 02:07
Compartilhar

Visando preparar os consumidores para a Black Friday, o Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais, preparou lista de recomendações para quem pretende fazer compras no dia 29 de novembro. Caso o consumidor decida comprar, deve dar preferência para pagamentos à vista e sempre guardar todos os documentos relativos à compra.

A primeira orientação é monitorar o preço da mercadoria antes da promoção, anotando valores e lojas, para verificar se o desconto é real e vale a pena. “Desconfie de preços muito abaixo da média do mercado. Isso pode sinalizar golpe ou produto com qualidade ruim. Confira também o preço do frete. Verifique, no preço total do produto, se consta, de forma camuflada, algum valor referente à garantia estendida ou seguro similar. A imposição desses serviços sem que o consumidor tenha solicitado constitui venda casada”.

Em compras no exterior, é essencial verificar a incidência de tributos de importação, ICMS e de Despacho Postal dos Correios. Na dúvida, visite sites que auxiliam nesse tipo de cálculo e faça uma simulação. Lembre-se que, em caso de problemas, a solução poderá ser mais complexa, uma vez que a loja pode não ter representação no país. Esteja atento às formas de pagamento oferecidas pelo site, verificando os juros da compra parcelada. Desconfie de golpes se o prazo de entrega foi superior ao de lojas tradicionais.

Busque informações sobre a reputação do fornecedor na internet, entre no site da loja pelo endereço oficial e não por meio de links em redes sociais, aplicativos e e-mails. Guarde todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, comprovante de pagamento, códigos de rastreamento e de realização da compra. Atenção para possíveis diferenças de preço ao finalizar a compra. Em compras online, evite fazer depósitos direto em contas bancárias e lembre-se, o prazo para reclamar de vícios aparentes ou de fácil constatação é de trinta dias, e sete dias a contar do recebimento de produtos comprados fora do estabelecimento comercial.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por