CIDADE

Por falta de transporte escolar, estudantes da Capelinha do Barreiro ficam sem aulas

É a segunda vez somente neste segundo semestre que os estudantes da comunidade são prejudicados

Marília Mayer
Publicado em 14/11/2019 às 17:55Atualizado em 18/12/2022 às 01:58
Compartilhar

Arquivo

Estudantes do bairro rural Capelinha do Barreiro ficaram uma semana sem aulas por falta de transporte escolar. O caso foi alvo de reclamação de uma mãe à reportagem do JM Online.

“Os meus filhos ficaram uma semana sem aulas, aí você vai reclamar no centro de transportes eles falam que a gente é impaciente, mas não é, os meus filhos estão perdendo aulas”, desabafa a moradora.

É a segunda vez somente neste segundo semestre que os estudantes da comunidade são prejudicados. No mês de setembro, os motoristas das vans escolares ficaram um dia sem trabalhar como forma de protesto contra os atrasos nos pagamentos dos prestadores de serviços.

Porém, dessa vez, o problema não foi a falta de pagamento. O presidente da Ubervan – Cooperativa dos Transportadores de Uberaba, Paulo Henrique Lima, explicou que um profissional parou de trabalhar, o que impactou três linhas nos períodos da manhã, tarde e noite.

“Está faltando van para atender o transporte escolar devido a vários acontecimentos que vêm ocorrendo desde o mês de agosto do ano passado. O pessoal está desistindo, desanimando”, afirma. Em um ano, 27 motoristas desistiram de prestar serviços à PMU

Após quase 30 anos de prestação de serviços para o município, os motoristas de vans escolares estão desistindo dos contratos por conta de intensos desgastes que vêm acontecendo desde 2018 com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Por conta de atraso nos salários e considerações de abusos contratuais, aproximadamente, 27 profissionais pararam de trabalhar para a o município.

“Há um ano e meio atrás, a Secretaria Municipal de Educação fez uma licitação diretamente com os proprietários de van, pessoa física. Mas tinham algumas coisas que não eram comtempladas, então, o pessoal pediu explicações de algumas questões e dali para frente criou-se um atrito entre a secretaria e os proprietários de vans e as coisas vieram a ser dificultadas para eles até chegar nesse ponto”, conta o presidente da Ubervan.

Segundo a categoria, os atrasos nos repasses chegaram a acumular 60 dias e prejudicaram os cooperados, por exemplo, gerando juros de prestações de veículos atrasadas.

Atualmente, os 75 prestadores de serviços de transporte escolar operam com um contrato emergencial feito com a Semed e são pagos com recursos de verbas indenizatórias.

Em nota, a Semed afirma que “os alunos que ficaram sem aula são de escolas estaduais, com as quais a Secretaria de Educação tem um compromisso de transportar, embora não seja obrigação do município. Não foi possível tomar providências imediatas, porque o motorista desistiu sem aviso prévio, porém já iniciamos processo de contratação com urgência. Foram oito alunos que ficaram sem o transporte durante quatro dias da semana passada e a Diretoria de Ensino da Semed entrará em contato com a escola estadual responsável para que a escola, ciente disso, ajude a encontrar alternativas para que os alunos não fiquem prejudicados. Sobre a licitação, houve um trâmite na Prefeitura de Uberaba para a contratação da empresa vencedora, que assumirá o transporte em 2020”. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por