CIDADE

Unidades seguem com a programação de ações da campanha Novembro Azul

Diversas palestras e atividades serão promovidas nas Unidades Básicas de Saúde do município, além de realizar exames de sangue e toque retal

Publicado em 12/11/2019 às 20:31Atualizado em 18/12/2022 às 01:53
Compartilhar

Divulgação

Agendamento de exames pode ser feito em qualquer unidade de saúde, que também tem programação de palestras

Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue com as atividades da campanha Novembro Azul, voltada para a conscientização sobre a saúde do homem e a prevenção ao câncer de próstata. Diversas palestras e atividades serão promovidas nas Unidades Básicas de Saúde do município, além de realizar exames de sangue e o exame de toque retal na Unidade Regional de Saúde (URS) Mercês. 

A UMS Álvaro Guaritá, por exemplo, realiza palestra sobre “A importância da Prevenção na Saúde do Homem”, hoje, das 8h30 às 9h, além de uma Roda de Conversa sobre “Cuidados na Saúde do Homem”, nesta quinta-feira (14), às 7h.

A UMS Nossa Senhora da Abadia contará hoje com orientações sobre exames e a importância na prevenção do câncer de próstata, e palestra sobre a doença amanhã (14). As atividades serão das 8h às 9h, nos dois dias. Já a UMS Prof. Aluízio Prata realiza palestra sobre “Prevenção do Câncer de Próstata”, às 8h de amanhã.

Quanto aos exames de sangue, os mesmos podem ser agendados em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) e a coleta acontece desde o dia 4, na URS Mercês. Devem realizar os exames homens com idade a partir de 50 anos. Homens negros ou com casos na família devem fazer o preventivo a partir dos 45, devido à pré-disposição. 

Para fazer o exame de sangue, o paciente não pode: ter realizado toque retal, ter relações sexuais ou ejaculação, realizado exercício em bicicleta ou andado a cavalo nos últimos dois dias; usado supositório ou sonda uretral nos últimos três dias; ter feito cistoscopia nos últimos cinco dias; ultrassom transretal nos últimos sete dias; colonoscopia nos últimos 15 dias; estudo urodinâmico nos últimos 21 dias e não pode ter feito biopsia de próstata nos últimos 30 dias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por