CIDADE

Cadastro Positivo começa a receber Informações sobre os consumidores

Aplicativo do SPC vai permitir a consulta da pontuação no registro

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 11/11/2019 às 22:14Atualizado em 18/12/2022 às 01:50
Compartilhar

Cadastro Positivo começou a receber informações dos consumidores das principais instituições financeiras do país, ontem (11). Ângelo Crema, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), afirma que a ferramenta auxiliará consumidores, lojistas e irá gerar novos investimentos no Brasil. 

“A projeção dos especialistas é de que, nos próximos anos, o Cadastro Positivo irá forçar os juros para baixo, principalmente no final das operações para o consumidor”, aponta Crema.

Segundo ele, muitos investidores estrangeiros deixavam de investir no Brasil por não ter uma ferramenta de consulta aos bons pagadores. “Tem muito investidor lá fora querendo injetar dinheiro aqui, mas eles não investiam porque só os bancos tinham a pontuação dos consumidores e os bancos não repassam essa avaliação”, posiciona.

O Cadastro Positivo registra todas as movimentações de crédito, contas de consumo, entre outras, de forma automática e sem necessidade de inscrição. Porém, caso o consumidor queira, ele pode solicitar o cancelamento do cadastro a qualquer momento. Crema lembra que essa não é uma boa opção para o consumidor. “Os lojistas vão deixar de fazer consultas em breve no cadastro negativo. Nós estimamos que em dois anos todas as consultas sejam apenas no cadastro positivo. O cadastro negativo vai acabar”, aponta. (LGR)

Aplicativo do SPC vai permitir a consulta da pontuação no registro. O consumidor que queira consultar a pontuação que possui no Cadastro Positivo deve baixar o aplicativo SPC Consumidor. O aplicativo já está disponível para ser baixado e utilizado no smartphone, mas a pontuação deverá estar apta para consulta nos próximos 60 dias.

Segundo Ângelo Crema, nesse período, os diferentes bancos de dados que reúnem informações dos consumidores enviarão informações para o Cadastro Positivo. “Está operando desde segunda-feira (11), mas apenas para junção das informações. O Serasa deve informar, assim como o Boa Vista, o SPC e os demais bancos de dados que irão formar o Cadastro Positivo”, revela.

Crema lembra também que, nos próximos dois meses, todos os Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs) e Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJ) serão notificados de que estão inclusos no Cadastro Positivo. “Essa notificação é obrigatória e o SPC Brasil estimou, também, que irá notificar todo o volume dentro de 60 dias”, pontua. 

Em Uberaba, o SPC é gerido em parceria da CDL com a Associação Comercial e Industrial de Uberaba (Aciu) e está localizado na sede da CDL, no bairro Vila Olímpica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por