CIDADE

Acordo coletivo permite que o comércio abra no feriado de 6ª

Ficou acertado que os lojistas organizarão jornadas de seis e oito horas com seus funcionários que terão direito à gratificação e um dia de folga

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 11/11/2019 às 22:12Atualizado em 18/12/2022 às 01:50
Compartilhar

Fábio Braga

Lojas de rua poderão estar abertas no próximo feriado, quando a cidade estará recebendo evento universitário

Lojistas de Uberaba poderão ter atividades em seus estabelecimentos na sexta-feira (15), feriado em comemoração à Proclamação da República, em jornadas de seis ou oito horas. Acordo entre o Sindicato dos Comerciários (Sindicomércio) e Sindicato dos Trabalhadores permite trabalho no comércio de rua, shopping centers e de gêneros alimentícios.

Tiago Árabe, gerente executivo do Sindicomércio, lembra que o acordo é bom para os lojistas porque a sexta-feira é um dia que apresenta bom volume de vendas. “Foi bom intervirmos, estabelecer o acordo para possibilitar a abertura do comércio em geral, pois trata-se de um dia bom para vendas”, aponta.

Segundo Árabe, o empregador deverá pagar uma gratificação e dar uma folga extra, isto para o comércio em geral. Já no gênero alimentício e nos shoppings, há a opção de dar uma gratificação menor e uma folga ou uma gratificação maior sem folga, ficando a escolha por conta do empregador.

Ângelo Crema, presidente da CDL, estima que as grandes lojas devem conseguir melhor aproveitamento durante o feriado. “Esses grandes magazines conseguem melhor rotatividade dos colaboradores. Além disso, os hotéis, bares e restaurantes irão ter alta movimentação no próximo feriado. Isso sem falar que temos festa universitária, que deve movimentar esse segmento”, aponta. 

Tiago Árabe orienta o comerciante que, em caso de dúvida, procure o Sindicomércio. “Por se tratar de algo específico, estamos à disposição para tirar as dúvidas dos empresários”, conclui.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por