JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 22 de novembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Falta de frequência de chuvas atrasa plantio da próxima safra

Com 100% do solo preparado, produtores devem iniciar o plantio a partir do dia 15, na expectativa de chuva com pelo menos 110 milímetros

09/11/2019 - 00:00:00. - Por Luiz Gustavo Rezende Última atualização: 09/11/2019 - 17:32:31.

Reprodução


Toda a área a ser plantada para a safra de verão 2019/2020 já foi preparada e agora o produtor aguarda chuvas mais frequentes

A maior parte dos produtores rurais de Uberaba deve iniciar o plantio da safra de verão 2019/2020 a partir do dia 15 de novembro. A estimativa foi feita ontem por Luiz Carlos Saad, secretário municipal do Agronegócio, que aponta falta de frequência chuvosa como fator de atraso na semeadura. “A maioria dos produtores segue esperando o início do período chuvoso para lançar as sementes ao solo. O ideal é que chovesse pelo menos 110 milímetros em nossas lavouras. O que deixaria a terra úmida e propícia para a germinação do grão” aponta Saad. 

O titular da Sagri salienta que 100% do solo já foi preparado e está pronto para o plantio. Ele aponta que alguns produtores optaram pelo plantio mais cedo, como na região do Chapadão, e registraram perdas. O percentual gira em torno de 10% de área a ser replantada. Luiz Carlos Saad frisa que a maior lavoura continuará sendo a de soja. “Devemos plantar no município entre 80 e 100 mil hectares da oleaginosa. Já o milho deve atingir cinco mil hectares, enquanto que o trigo de cerrado, certamente, ultrapassará a casa dos quatro mil hectares”, destaca. 

O secretário fez questão de enfatizar que, quanto à infraestrutura, no que tange à manutenção das estradas rurais, a Secretaria de Agronegócio vem cumprindo a sua parte. “Já recuperamos vários trechos, sendo que os pontos considerados críticos no período chuvoso receberam atenção especial. Agora mesmo continuamos com três a quatro frentes melhorando os mais de cinco mil quilômetros de estradas vicinais em nosso município”, garante.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia