CIDADE

PMU nega superlotação no transporte coletivo e pede que usuários indiquem linhas com problemas

Os avisos devem ser feitos pelos telefones: 3318-0408 ou 3318-0409

Marília Mayer
Publicado em 06/11/2019 às 11:38Atualizado em 18/12/2022 às 01:41
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Fotos/Leitores JM

Mais uma vez a Superintendência de Transporte Público minimizou a questão da superlotação no transporte coletivo. Porém, dessa vez, o município pediu para que usuários apontem as linhas, horários e principais problemas, sinalizando abertura para solucionar o problema.

O usuário que estiver em uma estação do sistema BRT pode informar a equipe de controle pelo interfone. Em outros casos, os avisos devem ser feitos pelos telefones: 3318-0408 ou 3318-0409, das 5h30 às 23h30 de segunda a sexta-feira e das 7h às 19h aos sábados.

Em época de avaliação de planilhas para reajuste do transporte coletivo, aumenta a quantidade de reclamações relativas à qualidade do serviço prestado.

São recorrentes, no JM Online, as críticas aos ônibus das linhas Vetor Gameleiras/Centro e Hospital Escola/Centro.

“Às 6h30 da manhã já é um problema, todos os dias. Eu pego o ônibus já lotado tanto na ida, quanto na volta. Na volta o calor é pior ainda, fica um mau cheiro, todo dia alguém passa mal e ninguém assusta porque já está acostumado. Os ônibus dos bairros nos horários de pico estão sempre lotados de estudantes e acabam que atrasa porque tem muita gente para entrar e para sair”, desabafa um usuário.

Essa semana, outro leitor enviou fotos tiradas na terça-feira (5), por volta das 7h40, da linha Terminal Gameleiras – Terminal Centro, dando conta da superlotação – foto ao lado.

Mais imagens da mesma linha foram feitas na segunda-feira (4), por volta das 18h10.

O mesmo reclamante enviou à equipe JM, no mês de abril, outras fotos de dentro de veículos superlotados.

“Todo mundo reclama da quantidade de pessoas. Do Terminal sai ônibus a cada 10 minutos nos horários de pico, mas mesmo assim não atendem o fluxo de pessoas. Na Guilherme Ferreira tem uma estação que está com a porta estragada e muita gente teria que descer ali e não desce”, afirma.

Por meio de nota, a Prefeitura se restringiu a falar que “acompanha diariamente a questão de lotação dos carros em pontos estratégicos, nos corredores e em todo o sistema, e quando constatada alguma anormalidade são colocados carros extras”.

O superintendente do transporte coletivo, Claudinei Nunes, negou superlotação em horários entrepico. Nunes ainda explicou que há renovação de usuários nos trechos do vetor de embarque e desembarque, há trechos mais vazios ou cheios, então é uma solicitação da Superintendência que os usuários pontuem onde está a lotação máxima, colaborando com a Superintendência.

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