CIDADE

Aberta ontem a Semana de Saúde Bucal, focada em gestante e bebês

Tema da 3ª edição da Semana é Cárie Dentária: Avanços e Desafios e no evento ontem a premiação de Uberaba pelo CRO foi destacada

Publicado em 21/10/2019 às 22:03Atualizado em 18/12/2022 às 01:13
Compartilhar

André Santos/PMU

Evento de abertura da Semana de Saúde Bucal aconteceu ontem no anfiteatro do Centro Administrativo da PMU

Com o tema “Cárie Dentária: Avanços e Desafios”, a III Semana de Saúde Bucal, promovida pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abriu as atividades ontem. Este ano o foco são as gestantes, bebês e crianças até cinco anos de idade. A programação foi iniciada com a presença do prefeito Paulo Piau; da primeira-dama Heloísa Piau; do vice-prefeito João Gilberto Ripposati; do secretário de Saúde, Iraci Neto; da chefe do Departamento Municipal de Saúde Bucal, Márcia Nomelini, e do vereador Alan Carlos, autor da Lei Municipal 12.672, que institui a Semana da Saúde Bucal. 

Também estiveram presentes o conselheiro federal de Odontologia, Eduardo Ferro; o diretor do curso de Odontologia da Uniube, Luís Henrique Borges; o presidente Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, Robson Fidalgo Amui, e o presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) em Uberaba, Maurício Ferreira.

Em seu pronunciamento, o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, destacou a valorização e desempenho das ações do Departamento de Saúde Bucal em Uberaba em virtude do recente anúncio das premiações do Conselho Regional de Odontologia (CRO/MG), responsável pelo Prêmio Estadual de Saúde Bucal, e do Conselho Federal de Odontologia, que promove o Prêmio Nacional de Saúde Bucal. “Uberaba ficou em segundo lugar do país e em primeiro no Estado nesta premiação. A avaliação foi feita entre o grupo de município entre de 100.001 e 500 mil habitantes e contemplou cidades que se destacaram na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal em 2018. Essas premiações comprovam o envolvimento de toda a equipe que proporcionou este resultado. Com muito esforço e dedicação de todos os profissionais da saúde bucal, estamos atendendo à solicitação do prefeito Paulo Piau, que era dar prioridade ao setor. Uberaba mais uma vez à frente”, comemorou o secretário.

Piau destacou o apoio e parceria de todos os participantes, sobretudo da equipe do departamento de Saúde Bucal. “Todos aqui presentes não medem esforços para mudar o cenário odontológico, que hoje apresenta um resultado positivo para a comunidade. Políticas públicas representam isso, é orientar a população sobre a importância e cuidados com a saúde, neste caso, com a higiene bucal e das práticas saudáveis, como meio eficaz de prevenir a cárie, a doença periodontal e outros agravos, incentivando a criação de hábitos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e a consequente diminuição da incidência das doenças bucais na população”, destacou o prefeito.

O autor da Lei Municipal 12.672, que institui a Semana da Saúde Bucal, vereador Alan Carlos, falou sobre a importância do evento, que tem como proposta alertar a comunidade sobre os cuidados da saúde bucal, bem como discutir a área de odontologia. “Estas ações são importantes e dão resultados na comunidade. Cumprimento os palestrantes que muito podem contribuir com os colegas. Lutamos em prol de uma odontologia com ética e responsabilidade”, finalizou. 

Doze mil pessoas devem ser envolvidas. De acordo com a chefe do Departamento de Saúde Bucal, Márcia Helena Destro Nomelini, a expectativa é que até o fim da semana mais de 12 mil pessoas sejam envolvidas. Segundo ela, além das palestras, serão realizadas ao longo da semana blitze na praça Rui Barbosa e feira do bairro Abadia, com a distribuição de kits de higiene bucal e materiais informativos à população.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por