CIDADE

Residencial 2000 aguarda construção de escola estadual há mais de dez anos

Governo de MG havia destinado verba para a construção, mas os recursos foram usados na reforma de outra instituição de ensino

Publicado em 18/10/2019 às 17:15Atualizado em 18/12/2022 às 01:09
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Os moradores do Bairro Residencial 2000, em Uberaba, esperam há onze anos, do governo estadual, a construção da Escola Estadual Professora Neide de Oliveira Gomes.

Em 2008, foi anunciado pelo Estado a verba de R$ 3,6 milhões para a implantação da instituição. Desde 2011, a escola funciona no prédio da Escola Municipal Professora Esther Limírio Brigagão, no mesmo Bairro. De manhã e à tarde, o imóvel recebe os alunos da rede municipal e, à noite, estudantes da rede estadual.

Segundo a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), atualmente, a escola do município atende, no período noturno, 270 alunos do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Cláudio Rocha, presidente da Associação dos Moradores Residencial 2000, pontuou que o dinheiro destinado a construção do prédio foi usado em outra situação.

“Houve uma ordem judicial para terminar a obra da escola do Pacaembu. Os alunos estavam estudando em área de risco alugada pelo Estado. Então, teve essa perda para nós, do bairro, para acudir lá. E de lá para cá estamos esperando o pessoal enviar a verba para iniciar a obra da nossa escola”, relatou Cláudio.

Em 2015, a então superintendente Regional de Ensino, Marilda Ribeiro, informou sobre a doação de um terreno por parte da Prefeitura de Uberaba para abrigar a escola. A doação está vigente até hoje.

Posicionamento do estado

Sobre a construção do prédio próprio da escola, a SEE/MG informou ter acionado o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem para que o projeto de construção da escola seja analisado e reajustado. Também disse que a ação permitirá que o governo mineiro sequencie os trâmites legais, de acordo com a disponibilidade financeira.

A Secretaria ainda comunicou que há uma lista muito grande de reformas e intervenções nas escolas estaduais e que o momento, agora, é de atualização dessas demandas para classificar onde as obras e reformas são mais urgentes.

*Com informações do G1

 

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