CIDADE

Fundação inaugura exposição São Francisco de Assis e Santa Clara

A mostra apresentará simbologia maçônica de Aleijadinho

Publicado em 16/10/2019 às 18:22Atualizado em 18/12/2022 às 01:07
Compartilhar

Com o tema ‘São Francisco de Assis e Santa Clara, a exposição apresentará a expressões do barroco mineiro e a genialidade de Aleijadinho. Esse é o conteúdo cuidadosamente estudado e desenvolvido pelos artistas Aguimar José Luiz e Wilker Campos. A mostra inaugura nesta quinta-feira (17), às 16h, na Galeria de Arte Rachel Machado, com esculturas, cerâmicas e pinturas.

A coleção ‘São Francisco de Assis e Santa Clara’, corresponde a um trabalho de três anos de pesquisa histórica sobre a manifestação do estilo artístico barroco em Minas Gerais. Os estudos levaram José Luiz e Wilker até a simbologia, principalmente maçônica, da obra de Aleijadinho (1730-1814), importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial.

“O barroco mineiro, desenvolvido entre os séculos XVIII e XIX, remete a Aleijadinho, que trabalhou a vida toda com a maçonaria, mesmo sendo negro e deficiente. É possível ver que em todos os seus trabalhos existe uma simbologia muito rica”, explica José Luiz. O artista ainda reforça que a própria Igreja de São Francisco de Assis, estrutura de Aleijadinho em Ouro Preto, também está carregada desses símbolos.

A exposição traz esculturas e cerâmicas de José Luiz que abordam a ‘linguagem secreta’ maçônica, São Francisco e Santa Clara, que conviveu com Aleijadinho. José Luiz é artista plástico e tem formação na técnica da cerâmica. “Meu trabalho na cerâmica tem toda uma expressão ecológica e de dramaticidade, porque o barroco é drama, é espiritualidade, ele não representa beleza”, afirma.

Já os trabalhos sobre tela são de Wilker Campos, pintor e pesquisador de arte. “Ao todo, são dez esculturas e cerâmicas, e três telas, aonde expresso a simbologia do olhar, da mão e do movimento”, esclarece Wilker.

A exposição vai até o dia 1º de novembro. A Galeria de Arte Rachel Machado está localizada na sede da Fundação Cultural de Uberaba, na Praça Rui Barbosa, 356, Centro que está aberta para visitação de segunda a sexta-feira das 12h às 18h.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por