JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 14 de outubro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

UFTM sobe quatro posições no ranking Folha das universidades

Instituição ficou em 46º lugar entre 197 avaliadas nos aspectos de pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação

09/10/2019 - 00:00:00. - Por Marconi Lima Última atualização: 09/10/2019 - 07:13:28.

Reprodução


Universidade Federal do Triângulo Mineiro obteve seu melhor desempenho no quesito ensino, com a 28ª posição

Divulgado o Ranking Universitário Folha (RUF), que é a avaliação anual de todas as universidades ativas no país realizada pelo Grupo Folha (que edita o jornal Folha de S. Paulo) e que leva em conta dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião do Datafolha, em cinco aspectos: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.

Na edição deste ano, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) subiu quatro posições no ranking em relação ao ano de 2018 e ficou em 46º lugar no geral, em que foram avaliadas 197 instituições de ensino.

Segundo o levantamento, a UFTM teve melhora em sua pontuação em três aspectos avaliados pela pesquisa. São eles: inovação, que leva em conta dois componentes: o número de patentes pedidas pela universidade e a quantidade de estudos em parceria com o setor produtivo; internacionalização, que verifica a média de citações internacionais pelos trabalhos dos docentes e publicações em parceria com pesquisadores estrangeiros; e pesquisa, que verifica nove componentes, entre eles a quantidade de citações e publicações por docentes, bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e teses defendidas.

Quem lidera o ranking é a Universidade de São Paulo (USP), seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS).

As 17 melhores ranqueadas, segundo a Folha, são universidades públicas. A melhor universidade particular aparece em 18º lugar, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Sobre a UFTM, a instituição obteve seu melhor desempenho no quesito ensino, com a 28ª posição. A pior avaliação foi no quesito mercado, onde ocupou a 153ª posição.

Nesse mesmo ranking, a Universidade de Uberaba (Uniube) apareceu na 132ª posição. O melhor desempenho foi no quesito ensino, no qual ficou em 95º lugar.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia