CIDADE

UFTM sobe quatro posições no ranking Folha das universidades

Instituição ficou em 46º lugar entre 197 avaliadas nos aspectos de pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação

Marconi Lima
Publicado em 08/10/2019 às 21:56Atualizado em 18/12/2022 às 00:56
Compartilhar

Reprodução

Universidade Federal do Triângulo Mineiro obteve seu melhor desempenho no quesito ensino, com a 28ª posição

Divulgado o Ranking Universitário Folha (RUF), que é a avaliação anual de todas as universidades ativas no país realizada pelo Grupo Folha (que edita o jornal Folha de S. Paulo) e que leva em conta dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião do Datafolha, em cinco aspectos: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.

Na edição deste ano, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) subiu quatro posições no ranking em relação ao ano de 2018 e ficou em 46º lugar no geral, em que foram avaliadas 197 instituições de ensino.

Segundo o levantamento, a UFTM teve melhora em sua pontuação em três aspectos avaliados pela pesquisa. São eles: inovação, que leva em conta dois componentes: o número de patentes pedidas pela universidade e a quantidade de estudos em parceria com o setor produtivo; internacionalização, que verifica a média de citações internacionais pelos trabalhos dos docentes e publicações em parceria com pesquisadores estrangeiros; e pesquisa, que verifica nove componentes, entre eles a quantidade de citações e publicações por docentes, bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e teses defendidas.

Quem lidera o ranking é a Universidade de São Paulo (USP), seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS).

As 17 melhores ranqueadas, segundo a Folha, são universidades públicas. A melhor universidade particular aparece em 18º lugar, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Sobre a UFTM, a instituição obteve seu melhor desempenho no quesito ensino, com a 28ª posição. A pior avaliação foi no quesito mercado, onde ocupou a 153ª posição.

Nesse mesmo ranking, a Universidade de Uberaba (Uniube) apareceu na 132ª posição. O melhor desempenho foi no quesito ensino, no qual ficou em 95º lugar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por