CIDADE

Castramóvel deve começar a operar em 2020

As castrações deverão ser realizadas em mutirões com técnica cirúrgica que cause o menor sofrimento aos animais

Raiane Duarte
Publicado em 03/10/2019 às 17:25Atualizado em 18/12/2022 às 00:46
Compartilhar

Está em andamento o processo de implantação do Castramóvel em Uberaba. O projeto visa o controle populacional de cães e gatos e o equipamento foi garantido pelo Ministério Público. O cronograma prevê que as atividades comecem em janeiro de 2020.

A vereadora e defensora dos animais Denise Max afirma que a viabilização das castrações era um dos projetos que sempre idealizou impulsionar. “Após seis anos de mandato estou vendo uma luz no túnel, pois as políticas públicas de saúde animal começaram a ser executadas. O município, com o Castramóvel montado e pronto para operar, terá que correr atrás de verba para ele funcionar, porque o local nós iremos ter. Estou feliz demais!”, comemorou a parlamentar.

Denise também explica que a verba já está disponibilizada para que o Castramóvel seja adquirido e que, no caso, o município terá que arcar apenas com a verba para material e veterinário. A expectativa é que o Castramóvel esteja funcionando no início do ano que vem, mas Denise afirma que está “lutando para que saia antes”.

Além disso, já estão em conta os R$200 mil adquiridos com o deputado federal Fred Costa (Patriota/MG), para castrações na cidade.

Ficou determinado que, a partir de janeiro de 2020, as castrações deverão ser realizadas em mutirões promovidos, no mínimo, a cada três meses, mediante técnica cirúrgica que cause o menor sofrimento aos animais.

Em maio deste ano foi anunciado um acordo entre o Município, a Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente das Bacias Hidrográficas dos Rios Paranaíba e Baixo Rio Grande, através do promotor Carlos Valera, a 1ª Promotoria de Justiça de Uberaba e a Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna.

A vereadora foi informada pelo promotor Carlos Valera sobre o acordo firmado para a doação do Castramóvel, que impõe ao município o cumprimento da Lei 21.970/2016. Conforme consta no Termo de Compromisso, a cidade carece da implantação de política pública eficiente de controle populacional e de proteção a cães e gatos, animais estes que se encontram abandonados nas ruas, desnutridos, com problemas físicos, psicológicos e com a saúde debilitada.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por