CIDADE

Sem casos confirmados, Uberaba tem 15 notificações de sarampo

Das 15 análises, 14 foram descartadas e uma aguarda resultados da testagem; em todo o Estado, quatro situações foram consideradas positivas

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 02/10/2019 às 19:35Atualizado em 18/12/2022 às 00:43
Compartilhar

Reprodução

Vacinação como a triviral, que imuniza contra o sarampo, está disponível nas unidades de saúde da cidade

Uberaba não tem caso positivo de sarampo confirmado e até agora foram 15 notificações de suspeitos. Em 14 análises, o exame apontou resultado negativo, e um caso suspeito aguarda o resultado da testagem. Os números foram confirmados ontem pela Secretaria Municipal de Saúde. 

Em todo o Estado de Minas Gerais são 34 casos confirmados, quatro foram testados positivamente no primeiro trimestre e 30 são de abril até 21 de setembro, data em que Secretaria Estadual de Saúde (SES) fechou os dados do último Boletim Epidemiológico, que também foi divulgado ontem.

No período mais crítico do surto, da semana 23 até a semana 39, do Boletim Epidemiológico, foram 624 casos notificados no Estado, que iniciaram o processo de investigação. Porém, ainda passarão pelas etapas e protocolos até a classificação final.

No levantamento da SES, com os casos confirmados, estão contabilizados apenas os últimos 30. A cidade com maior número de testes positivos para sarampo é Uberlândia, com nove casos, seguida de Belo Horizonte, sete; Juiz de Fora, cinco; Ribeirão das Neves, três; e as cidades de Betim, Itaúna, Pedralva, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Unaí têm um caso confirmado cada.

Segundo o Boletim Epidemiológico, a maioria dos casos confirmados está relacionada à importação do vírus de doentes que estiveram no Estado de São Paulo ou por contato direto com pessoas paulistas que estavam com sarampo.

Em Uberaba, no mês passado, uma mulher diagnosticada com suspeita de sarampo fugiu da Unidade de Pronto-Atendimento do Parque do Mirante. Dias depois, a paciente foi localizada, colocada sob cuidados específicos e teve amostra de sangue enviada para análise. 

Quase 40 mil pessoas receberam a vacina triviral este ano na região. A Superintendência Regional de Saúde de Uberaba recebeu 92.180 doses de vacina triviral este ano, até o dia 30 setembro. Os dados são da Vigilância Epidemiológica do Estado e foram divulgados ontem com o Boletim Epidemiológico. Deste total, 39.796 foram aplicadas, o que corresponde a 43,2% do total de doses de imunização. A vacina triviral traz imunidade contra sarampo, caxumba e rubéola. A imunidade dura por praticamente toda a vida e a proteção inicia-se cerca de duas semanas após a vacinação. A imunização é indicada para crianças com mais de 12 meses, adolescentes e adultos. Em São Paulo, Estado mais crítico com a doença, bebês entre seis meses e um ano estão passando por vacinação contra o sarampo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por