CIDADE

Uberaba e Pedro Leopoldo disputam título de capital da mediunidade

As duas cidades mineiras pleiteiam o reconhecimento por causa de Chico Xavier, que nasceu em Pedro Leopoldo, mas se mudou para Uberaba

Publicado em 24/09/2019 às 10:11Atualizado em 18/12/2022 às 00:29
Compartilhar

Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Deputado Franco Cartafina (PP) defende o título para Uberaba

Duas cidades mineiras disputam o título de capital nacional da mediunidade: Uberaba, no Triângulo Mineiro, e Pedro Leopoldo, na região metropolitana de Belo Horizonte. Na defesa da cidade em plenário está o deputado Franco Cartafina (PP), que protocolou proposta para dar o título a Uberaba, onde Chico Xavier fixou residência em janeiro de 1959. 

“A cidade de Uberaba transformou-se num polo de atração de inúmeros visitantes das mais variadas regiões do Brasil e até mesmo do exterior”, justifica o parlamentar. O deputado federal também defende que o espiritismo tem uma relevância cultural, turística e, sobretudo, espiritual no municípi “Uberaba tornou-se a referência do espiritismo no Brasil, e a lei ora proposta não irá senão reconhecer o que se já dá na realidade”. Franco Cartafina ainda apresentou outro texto na Casa, que pede para incluir o nome de Chico Xavier no “Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria”. 

Em contrapartida, o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) defende Pedro Leopoldo justificando ser a cidade onde Chico Xavier nasceu, além de abrigar o centro espírita onde o médium teria recebido sua primeira mensagem psicografada. Segundo Girão, no local houve materializações de espíritos e foi até mesmo criado na cidade um roteiro para o turista conhecer a trajetória do médium. “Fenômenos luminosos, sensações de perfumes e muitos outros caracterizam Pedro Leopoldo como esse berço sagrado não só de Chico Xavier, mas das maravilhosas comunicações do mundo espiritual com nosso mundo físico, exortando a todos na observância da lei de Deus, trazidas por Nosso Senhor Jesus Cristo”, escreveu o parlamentar. 

Francisco Cândido Xavier nasceu em 2 de abril de 1910, em Pedro Leopoldo, e faleceu em 30 de junho de 2002, em Uberaba. É um dos mais importantes expoentes do Espiritismo e reconhecido como o maior "líder espiritual" do Brasil, sendo uma das personalidades mais admiradas e aclamadas no país e ressaltado principalmente por um forte altruísmo. A mediunidade de Chico teria se manifestado pela primeira vez aos quatro anos de idade. 

O médium morreu aos 92 anos de idade, em decorrência de parada cardiorrespiratória. Conforme relatos de amigos e parentes próximos, Chico dizia que iria "desencarnar" em um dia em que os brasileiros estivessem muito felizes e em que o país estivesse em festa, para assim o desencarne dele não causar tristeza. O país festejava a conquista da Copa do Mundo de futebol daquele ano, no dia de sua morte (Chico morreu cerca de nove horas depois da partida Brasil x Alemanha). 

Segundo a Polícia Militar de Minas Gerais, 120 000 pessoas compareceram ao velório do médium, que aconteceu em Uberaba nos dias 1 e 2 de julho. Em um caminhão do Corpo de Bombeiros, o caixão com o corpo do médium percorreu 5 km até chegar ao Cemitério São João Batista (também em Uberaba) e mais de 30 mil pessoas acompanharam o cortejo a pé. Quando o caixão chegou ao cemitério, foi recebido com uma chuva de pétalas de 3 mil rosas lançadas em profusão de um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal. 

*Com informações do jornal O Tempo e https://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Xavier

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por