CIDADE

Entrevista: Celular ao volante gera 50% das multas de trânsito em Uberaba

O uso de celular ou smartphone enquanto se dirige é responsável por 50% das multas aplicadas no trânsito da cidade

Marconi Lima
Publicado em 21/09/2019 às 13:22Atualizado em 18/12/2022 às 00:28
Compartilhar

Foto/reprodução

Pode parecer exagero para muitos a comparação, mas é certo que nos dias de hoje os aparelhos celulares ou smartphones são como a extensão do corpo. Difícil imaginar-se sem eles em qualquer momento da vida. Em casa, no trabalho, na escola, no carro, lá estão todos conectados. O uso do aparelho, que facilita – e muito – a comunicação do nosso dia a dia, sai caro para motoristas em Uberaba. O uso de celular ou smartphone enquanto se dirige, segundo levantamento da Chefia da Seção de Educação no Trânsito, da Secretaria de Defesa Social (SDS), é responsável por 50% das multas aplicadas no trânsito da cidade.

A camiseta comemorativa da Semana do Trânsito traz uma frase com alerta sobre os riscos de dirigir e usar o celular ao mesmo tempo. O chefe da Seção de Educação no Trânsito, Hélio Reis dos Santos, em entrevista ao Jornal da Manhã, ressalta que o aparelho se tornou o grande vilão do trânsito em Uberaba. O levantamento não levou em conta os acidentes causados no trânsito por conta do uso do aparelho enquanto o motorista estava na condução do seu veículo. Até o próximo dia 25 a SDS realiza a Semana Nacional do Trânsito, que este ano apresenta como mote “No trânsito, o sentido é a vida”. Este ano as ações serão concentradas em palestras. Na avaliação da SDS, trata-se de um mecanismo mais eficiente para atingir um número maior de pessoas do que as blitze educativas, realizadas em meio ao trânsito. 

Jornal da Manhã – A Secretaria de Defesa Social antecipou em um dia a abertura oficial da Semana do Trânsito. E a abertura do evento foi diferente de anos anteriores...

Hélio Reis – Nos anos anteriores, começava sempre dia 18 e encerrava-se em 25 de setembro, mas desta vez começamos no dia 17. Conseguimos trazer um projeto bacana para as crianças, que é o projeto Senninha, que mostra a importância do bom relacionamento com as pessoas. Hoje em dia estamos deixando de lado o bom-dia, o boa-tarde! As crianças aprenderam como é importante tratarmos bem uns aos outros. 

JM – No trânsito, a gentileza é fundamental...

HR – Hoje, se acontece um acidente de trânsito, as pessoas se preocupam primeiramente com o dano material. Vão olhar se o carro teve algum dano e esquecem de verificar se os envolvidos naquele acidente estão bem, se alguém se machucou. A gentileza é muito importante. As pessoas estão muito apressadas, preocupadas com o relógio, em não chegar atrasadas aos seus compromissos. Se acontece um acidente de trânsito, a pessoa tem que ficar no local por muito tempo e, às vezes, nem se preocupa com a outra pessoa envolvida, quem ela é, como ela está. 

JM – Promover palestras ao invés de blitze tem algum resultado mais positivo?

HR – O secretário [de Defesa Social, Wellington Cardoso Ramos] conversou com nossa equipe e verificamos que as palestras apresentam um resultado melhor, especialmente quando elas acontecem nas escolas e envolvem as crianças; elas multiplicam. Veja você, quando palestramos para crianças de quatro a 11 anos, é certeza que elas, depois, vão cobrar dos pais. E curioso que, nesse trabalho, muitas crianças já nos revelaram que os pais dirigem falando ao celular, ou, quando vão a algum evento, consomem bebida alcóolica e depois vão dirigir. A criança é muito verdadeira. E nas nossas orientações sempre recomendamos que não se deve usar celular enquanto dirige e nem beber e depois dirigir. Quando a criança chega em casa, ela cobra do pai. E certamente o pai fica envergonhado e, na frente do filho, não vai cometer qualquer imprudência. 

JM – A camiseta comemorativa da Semana do Trânsito traz uma frase: “Esqueça o celular enquanto dirige”. O uso do celular virou o vilão do trânsito?

HR – Tempos atrás o vilão do trânsito era a falta do uso do cinto de segurança. Isso já ficou para trás. Hoje, 50% das multas aplicadas no trânsito são provenientes do uso do celular enquanto se dirige. Com as redes sociais, o motorista acaba colocando o celular no painel. Ele adquire um suporte que ajuda a fixar o aparelho próximo ao volante e, enquanto ele dirige, chega uma mensagem pelas redes sociais, ele vai querer digitar para responder; e dirigindo, o que é pior. O celular hoje é um projetor de imagens, a pessoa acaba indo para um outro local e esquece que está dirigindo. 

JM – O suporte para o celular no painel do carro não daria mais segurança ao motorista?

HR – Não acredito. Eu acho que esse suporte não deveria existir. Esse acesso é muito mais fácil. Sei que tem profissionais, como táxis e motoristas por aplicativo, que utilizam a plataforma para localização. Mas o problema é o momento em que se está manuseando esse aparelho; o ideal é a sua utilização enquanto o veículo estiver estacionado. Olha só, muitas pessoas param no semáforo para mexer no aplicativo. É perigoso, pois o sinal a qualquer momento vai abrir, ela terá que olhar nos retrovisores externos e no interno, direção defensiva. Então, às vezes tem um carro parado à sua frente, em um semáforo, com o motorista mexendo no aplicativo. O sinal abre, o motorista não vê, o que está atrás buzina, vira uma complicação. O celular tornou-se o grande vilão do trânsito. 

JM – O uso do celular pelo motorista já virou um hábito; é tão comum quanto se dar um bom-dia, ou boa-tarde...

HR – O motorista já sai de casa com o celular colocado entre as pernas. Quando o agente de trânsito o aborda, o motorista justifica que não está utilizando e que se tocar, ele para e atende. Mas, a grande maioria não para. A pessoa atende ao celular com o carro em movimento. 

JM – Em relação à convivência dos diversos veículos no trânsito de Uberaba, como estão caminhões, caminhonetes, bicicletas, motos e carros dividindo as vias públicas da cidade?

HR – Nós estamos muito preocupados com a questão das motocicletas. Em uma moto, o para-choque é você! Mesmo com o condutor estando correto com todas as normas do trânsito, se alguém encostar na moto, ele certamente vai se machucar. E hoje os motociclistas evitam colocar alguns acessórios que eram comuns antigamente, como o mata-cachorro, que protege as pernas do condutor; muitos jovens retiram esses equipamentos de segurança por uma questão estética. Então, os equipamentos que podem ajudar na prevenção a fraturas são retirados. Eu sempre recomendo, façam uma visita ao hospital de traumas para verificação da quantidade de pessoas que são vítimas de acidentes com motos. 

JM – Qual a média de acidentes com motos em Uberaba?

HR – Temos uma média diária de oito a dez acidentes com motos em Uberaba. Temos uma preocupação especial com os motociclistas que trabalham com entregas, especialmente quem trabalha à noite, para entrega de refeições. A maioria deles – se não todos – ganha por entrega. Então, muitas vezes passam no sinal vermelho, desrespeitam sinalizações de trânsito para fazer um maior número de entregas. Mais uma vez, recomendo a visita ao hospital de traumas para que conheçam a situação de muitos acidentados com moto. 

JM – E quanto às vans, como o setor de Educação no Trânsito tem trabalhado?

HR – Com as vans temos feito um trabalho no início do ano, na volta às aulas e também na volta às aulas no meio do ano. Melhorou muito o trabalho das vans em Uberaba. Houve época em que um veículo para 12 crianças era ocupado por 20, a maioria sem cinto de segurança. Então, mães e pais, ajudem a fiscalizar! Veja se seus filhos estão com cinto de segurança! 

JM – Bom, sobre avanço de sinal vermelho, não se pode dizer que apenas os entregadores de refeição cometem esse tipo de infração. Percebe-se que é uma prática – aliás, péssima prática – de motoristas de outros veículos também...

HR – Muita gente reclama que Uberaba tem muito semáforo. A questão é: não havia muitos espaços para os pedestres no trânsito de Uberaba. Então, percebemos que há uma impaciência do motorista porque o semáforo está fechado, mas não há pedestres passando, e então há o avanço com o sinal no vermelho. 

JM – Muitos motoristas argumentam que durante a noite há o problema da insegurança. Ficar parado em determinados locais provoca o risco de assalto. Nesses casos, avançar o sinal seria permitido?

HR – Em alguns pontos da cidade, a partir de determinados horários, há o semáforo no sinal intermitente. A dica que damos é, ao passar no sinal verde e o próximo está no vermelho, reduza a velocidade para não ter que parar. Então, controle a velocidade até que o próximo semáforo abra. 

JM - A cidade está há pelo menos dois anos sem os radares; mas, houve anúncio de instalação dos equipamentos. Em que eles poderão ajudar no controle do trânsito?

HR – Todo equipamento que ajuda no monitoramento de velocidade ou avanço de sinal, causando a redução dos acidentes e de mortes no trânsito, é muito bem-vindo.

JM – O senhor falou sobre o uso de cinto de segurança nas vans de transporte de passageiros. Mas, nos ônibus também existe essa obrigação? E os passageiros que vão em pé, como ficam?

HR – Existem algumas normas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) com as quais não concordo. Eu não concordo com a permissão de passageiros em pé nos ônibus de transporte coletivo. É importante o uso do cinto de segurança. Nas nossas palestras, vamos mostrar às pessoas a importância do uso do cinto de segurança. 

JM – Com relação às crianças no carro, quais os equipamentos a serem utilizados?

HR – Crianças de zero a um ano têm que utilizar o bebê-conforto no banco de trás. A criança vai deitada, com a cadeira virada de costas, pois, se houver algum impacto, preserva-se a segurança da criança. Dos quatro aos sete anos tem a cadeirinha. E no banco da frente somente após os dez anos. 

JM – Os táxis e carros por aplicativo precisam da cadeirinha?

HR – Não há essa obrigatoriedade. Mas seria interessante que esses motoristas sempre tivessem em seus porta-malas algum dispositivo, como a cadeirinha ou um assento de elevação. Nunca se sabe quando vai transportar um bebê ou uma criança. 

JM – Em viagem, quando alguém alugar um carro, por exemplo, a locadora deve fornecer o dispositivo para bebês ou crianças?

HR- Não há essa obrigatoriedade. É importante que os pais levem na bagagem o dispositivo de segurança obrigatório para o transporte do bebê ou da criança. 

JM – E quanto à Lei Seca, como está a fiscalização em Uberaba?

HR – Sempre fazemos blitze educativas. E nesses trabalhos abordamos não apenas a Lei Seca, como também o uso obrigatório do cinto de segurança, uso do celular com o carro em movimento. Mas, parece-me que chegaram equipamentos novos tanto para a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar Rodoviária quanto para a Polícia Militar. Há equipamentos hoje em que a pessoa não precisa mais soprar, como no famoso bafômetro, já a alguma distância o equipamento detecta se o motorista fez ou não uso de bebida alcóolica. 

JM – Aliás, álcool e direção também não combinam...

HR – Por isso orientamos: sempre que for sair para beber, dê preferência em oferecer a direção a quem não consumir bebida alcóolica, ou então vá de táxi ou de transporte por aplicativo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por