JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 20 de outubro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Cultura do algodão na região é tema do Dia de Campo em Água Comprida

Dia de Campo, em Água Comprida, tratou da cultura do algodão. Foram abordados temas voltados para o manejo fitossanitário e os custos de produção

21/09/2019 - 00:00:00. - Por Marconi Lima Última atualização: 21/09/2019 - 08:32:56.

Foto/reprodução


Produção de algodão em Uberaba, em 2015, era de 450 toneladas, número que já cresceu significativamente, sendo que a cidade já conta até com usina de beneficiamento da cultura

Dia de Campo, em Água Comprida, tratou da cultura do algodão. Foram abordados temas voltados para o manejo fitossanitário e os custos de produção. Em Uberaba também ocorreram atividades voltadas para o setor. A atividade, realizada na fazenda Esmeralda, de Oscar Razera, contou com palestras sobre cultivares de alta produtividade, manejo de pragas, doenças e custos de produção. Os participantes ainda puderam acompanhar, in loco, a colheita. Teve ainda uma visita a uma usina Razera, de beneficiamento de algodão, localizada em Uberaba. 

O último levantamento na página da Secretaria do Agronegócio de Uberaba aponta que o município contava com produção anual de 450 toneladas de algodão. Mas, trata-se de dados do ano de 2015. Hoje, a cidade conta com uma usina beneficiadora de algodão. Os cotonicultores mineiros já têm bom motivo para comemorar. É que a produção este ano deve ser 67,3% maior do que os números da safra passada. Isso deve colocar Minas Gerais no terceiro lugar do ranking dos maiores produtores brasileiros de algodão.

Os dados recentes das exportações mineiras de algodão demonstram o cenário favorável para a cultura. Em fevereiro, de acordo com levantamentos do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic) analisados pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Minas Gerais registrou crescimento tanto no volume embarcado quanto no valor das exportações, acompanhando a tendência nacional. 

O valor das exportações mineiras alcançou US$7,6 milhões, com crescimento de 40,99% em relação ao mesmo período do ano passado, e o volume atingiu 3,5 mil toneladas (+78,8%). A produção mineira de algodão é exportada para 34 países.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia