CIDADE

Lagoa de gesso da Mosaic no DI-3 obtém licença para operar 6 anos

Licenciamento é obrigatório para empresas que possuem barragens para contenção de rejeitos ou resíduos

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 19/09/2019 às 23:31Atualizado em 18/12/2022 às 00:26
Compartilhar

Arquivo

Lagoa de gesso da Mosaic no DI-3, segundo a empresa, passa por vistorias quinzenais e tem todos os dispositivos de segurança

A empresa Mosaic Fertilizantes obteve renovação de licença para operação da atividade de barragem por seis anos. A medida é obrigatória para empresas que possuem barragens para contenção de rejeitos ou resíduos e foi comunicada esta semana pela empresa. 

A licença vale para a lagoa de gesso da empresa que está localizada em Uberaba, no Distrito Industrial 3, e serve para estocagem de resíduos de gesso agrícola. Em janeiro, no dia 26, a empresa realizou vistoria no local e afirmou que nenhum risco havia sido detectado no depósito, que muitos chamam de “montanha”. À época, a empresa afirmou que todos os requisitos e dispositivos de segurança estavam em conformidade com a legislação. De acordo com a empresa, os montes não são barragens e sim lagoas de contenção e pilha de gesso, e que todas as lagoas apresentam declaração de estabilidade e passam por inspeções quinzenais. 

As fiscalizações e inspeções nessas instalações se tornaram mais rígidas após as grandes tragédias com rejeitos de minério em Mariana e Brumadinho. Esta última aconteceu este ano e vitimou 270 pessoas. 249 corpos foram localizados, até o início deste mês, e 21 ainda seguem desaparecidos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por