CIDADE

Produtores de São Basílio deverão adotar o Selo Frango Caipira de MG

De acordo com Celani, foram explanados os 113 itens que compõem as exigências do Certifica Minas Frango Caipira

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 19/09/2019 às 23:28Atualizado em 18/12/2022 às 00:26
Compartilhar

Divulgação

Técnicos da Seapa-MG, da Sagri e produtores de São Basílio durante encontro para tratar do Certifica Minas

Após ministrarem palestras de qualificação para técnicos e criadores, servidores da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) se reuniram com criadores de frango da comunidade de São Basílio para orientá-los a aderir ao Programa Certifica Minas Frango Caipira. 

Proposta pelo Departamento de Produção Agropecuária da Secretaria Municipal do Agronegócio (Sagri), a ação propiciou a troca de ideias entre criadores e autoridades sobre a importância do Selo do Frango Caipira. O bate-papo contou com o coordenador do programa da Seapa, Francisco Lara; o auditor do IMA, Maurício Pontes; a diretora de Operações do Miniabatedouro de Aves, Thalia Salge; o dirigente da Sagri, José Geraldo Celani, diretor da Sagri, e outros 12 produtores.

De acordo com Celani, foram explanados os 113 itens que compõem as exigências do Certifica Minas Frango Caipira. “Etapas que incluem desde os itens obrigatórios (que precisam ser 100% cumpridos), os restritivos e aqueles recomendáveis”, destaca. Ele ressalta que a maioria já é seguida pelos criadores em São Basílio, como, por exemplo, conforto animal e criação solta no pasto por meio de piquetes.

Celani explica que algumas exigências são imprescindíveis, como não usar produtos promotores de crescimento, antibióticos preventivos e ser a alimentação exclusivamente de origem vegetal. Outro item obrigatório, realça, é que os pintinhos sejam adquiridos de estabelecimentos devidamente registrados no Ministério da Agricultura. 

Apesar de tantos detalhes, o diretor da Sagri informa que a maioria dos criadores de São Basílio deverá aderir ao Certifica Minas. “Sabemos que este é um processo de médio e longo prazos. Porém, de fundamental importância, pois agregará valores à atividade”, ressalta. Um destes valores, aponta Celani, é que o Selo de Frango Caipira, diante da sua confiabilidade, abrirá significativos mercados aos criadores.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por