CIDADE

Dia da Pessoa com Deficiência cria oportunidades de inclusão

Além de apresentações culturais, palestras e debates, evento teve captação de vagas de trabalho e inclusão no mercado de reabilitados do INSS

Publicado em 19/09/2019 às 23:25Atualizado em 18/12/2022 às 00:22
Compartilhar

Marco Aurélio/PMU

Marco Túlio Cury, secretário de Desenvolvimento Social, destacou os meios de inclusão durante o evento ontem

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi celebrado ontem na praça da Concha Acústica. O evento, promovido pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds)/Departamento de Proteção Básica e Seção de Apoio à Pessoa com Deficiência, com apoio da Usina Santo Ângelo, contou com apresentações culturais das instituições, palestras e debates. 

A ação teve ainda parcerias com empresas, Sine Municipal, Sine Estadual, INSS e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) na captação de vagas de empregos e realização conjunta do Dia “D” de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados do INSS no Mercado de Trabalho.

Uma das palestras tratou sobre maneiras de inclusão. O que as pessoas podem fazer para realizar a inclusão dentro da própria família e ajudar na autonomia da pessoa com deficiência. Keila Afonso Silva, coordenadora do Projeto de Inclusão Social Portas Abertas, aponta a importância da mudança de pensamento sobre como enxergar essas pessoas: “Trouxemos todos os protagonistas dessa ação, para, além de ingressar no mercado de trabalho, conversarmos, debatermos sobre os avanços, as conquistas e o que a gente espera destes próximos anos, para que, efetivamente, a inclusão aconteça. Para que não sejam tratados como deficientes, mas sim como cidadãos”, ressalta.

O secretário de Desenvolvimento Social, Marco Túlio Cury, enfatizou a importância da conscientização sobre o desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e do debate de propostas de transformações sociais em prol deste público. 

No espaço reservado para os Sines Municipal e Estadual, INSS e Sedese, as pessoas com deficiência presentes tiveram a oportunidade de cadastrar seus currículos para vagas específicas. Élder Árcega, que gerencia a Sala Mineira do Empreendedor e coordena o Sine Municipal, conta que são mais de 20 vagas para auxiliar de linha de produção, de limpeza e administrativo, especificamente para PCDs e reabilitados. “Hoje também celebramos o dia “D” e, diante disso, a Sedec, através do Sine, fez uma captação ativa de vagas de emprego para esse público específico”, relata Árcega.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por