CIDADE

Internauta denuncia suposto abuso da Codau em combate a incêndio em propriedade do prefeito

A autarquia tem disponibilizado o caminhão pipa para auxiliar o Corpo de Bombeiros

Marília Mayer
Publicado em 19/09/2019 às 10:02Atualizado em 18/12/2022 às 00:23
Compartilhar

Circula nas redes sociais vídeo postado por internauta denunciando suposto abuso por parte da Companhia Operacional de Saneamento, Desenvolvimento e Ações Urbanas (Codau).

No registro feito em uma propriedade rural, na terça-feira (17), o denunciante dá conta de que o caminhão pipa da autarquia estaria fazendo combate às chamas em uma área de propriedade do prefeito Paulo Piau. Depois que o vídeo viralizou, a Defesa Civil saiu em defesa da administração. Também em vídeo, o coordenador do órgão, Evaldo Faquinelli, informou que o caminhão pipa da Codau tem ajudado o Corpo de Bombeiros no combate às chamas neste período crítico de queimadas. 

Ainda sobre o assunto, a assessoria de comunicação da Codau divulgou nota confirmando que parte da área incendiada é arrendada do prefeito Paulo Piau, porém, quem fez o combate às chamas no local foi uma empresa privada. Confira a nota na íntegra:

Sobre vídeo que circula nas redes sociais dando conta de que caminhão pipa da Codau estaria em propriedade rural do sr prefeito de Uberaba, combatendo queimada na terça-feira, dia 17 de setembro, a direção da Codau esclarece o seguinte:

1) Ocorreu incêndio de grandes proporções na região rural do Pesque Pague Alegria, devastando pastos e colocando em risco casas de moradores.

2) A Defesa Civil foi acionada e uma força tarefa criada para apoiar a ação do Corpo de Bombeiros. A Codau participou, juntamente com empresa que arrenda terras na área devastada pelo fogo.

3) O caminhão pipa combateu a queimada no lado direito da rodovia, onde estão situadas várias chácaras. No lado esquerdo da rodovia, a Duratex também agiu no combate, em área arrendada do sr Prefeito e onde está localizada plantações de eucaliptos. Naquela situação, o combate ao fogo na referida propriedade não foi feito pela Codau.

4) O caminhão pipa está sendo requisitado pelas autoridades, pois ele possui tanque com capacidade para armazenar 15 mil litros, tem um canhão e difusor giratório com alcance de 45 metros.

5) É lamentável que esta situação de ajuda mútua e necessária aos moradores, ao Corpo de Bombeiros e à Defesa Civil, em um momento que gerou pânico e destruição, tenha se tornado alvo de desvirtuamento.

6) A Codau reitera a disposição de apoiar as autoridades no combate aos incêndios, tanto que nestes dias o mesmo caminhão foi destinado para as ocorrências de queimadas na região rural conhecida como Casa Azul e da Mata urbana do conjunto Beija Flor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por