CIDADE

Hospital Mário Palmério promove a Setembro Verde, de incentivo à doação de órgãos

A programação contará com palestras e ações sobre temas relacionados ao transplante renal

Marconi Lima
Publicado em 18/09/2019 às 22:23Atualizado em 18/12/2022 às 00:24
Compartilhar

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), com o apoio da Liga Acadêmica de Nefrologia, Urologia e Transplante (Lanut) da Uniube, promove, neste mês, a campanha Setembro Verde “Dê o melhor de si”. A programação contará com palestras e ações sobre temas relacionados ao transplante renal e à comemoração dos quatro anos de funcionamento do Programa de Transplante Renal do Hospital. A campanha Setembro Verde é realizada em todo o país e visa incentivar o debate sobre a doação de órgãos. 

“Ao longo deste mês acontecerão ações para conscientizar a população sobre esse tema. A campanha deste ano abordará o público da saúde primária, levando palestras de conscientização com intuito de formar agentes multiplicadores dessas informações”, afirma a enfermeira Camila Alves Pereira Barros, responsável pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante.

A campanha também propicia a todos um conhecimento maior sobre a doação de órgãos no Brasil. “A principal causa para um paciente em morte encefálica não se tornar um doador de órgãos é a recusa familiar. Por isso, eventos como a Setembro Verde são fundamentais para o conhecimento sobre morte encefálica e conscientização da importância de ser um doador de órgãos”, explica o coordenador do Serviço de Nefrologia, Diálise e Transplante Renal do MPHU, Fabiano Bichuette. 

A programação conta com palestras sobre o processo da doação de órgãos ao transplante, as fases do luto e a atualização do Protocolo de Morte Encefálica. Também serão realizadas ações nas Unidades Básicas de Saúde em Uberaba com a equipe de Enfermagem.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por