CIDADE

Superintendência do Arquivo Público lança o e-book "Uberaba na 2ª Guerra Mundial"

Segundo a instituição, o e-book destaca a preocupação em divulgar a história dos pracinhas uberabenses na 2ª Guerra

Publicado em 18/09/2019 às 18:51Atualizado em 18/12/2022 às 00:19
Compartilhar

Foto/reprodução

A Superintendência do Arquivo Público de Uberaba disponibiliza ao público a edição e-book “Uberaba na 2ª Guerra Mundial”, baseado no livro impresso com depoimentos, publicado em 1995, pela instituição arquivística. A publicação digital já pode ser acessada por meio do site da Prefeitura de Uberaba.

Segundo a superintendente Marta Zednik de Casanova, o e-book destaca a preocupação em divulgar a história dos pracinhas uberabenses na 2ª Guerra. Ela lembra que, em setembro de 2019, completou-se 80 anos que a 2ª Guerra Mundial foi deflagrada – no dia 17 de setembro de 1939 a Alemanha realizou a invasão no território polonês, o que provocou uma reação dos países aliados, marcando então o início da 2ª Guerra Mundial.

“Em 1942, o governo brasileiro se juntou aos países Aliados e Uberaba também participou da guerra, enviando 20 pracinhas que desembarcaram nas operações de guerra na Itália. A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Força Expedicionária Brasileira (FEB), juntamente com os Estados Unidos, deslocaram-se para o território da guerra, especificamente para Nápoles e Monte Castelo, com o objetivo de combater as forças nazistas que se deslocavam para o interior da Itália. O Brasil ficou incumbido, através do Exército e a Aeronáutica, de expulsar o exército nazista da cidade italiana de Monte Castelo, permitindo a investida dos Aliados no vale do Pó e na cidade de Bologna”, explica Zednik.

A superintendente reforça que o e-book “Uberaba na 2ª Guerra Mundial” é um repensar para que a humanidade reflita e evite as guerras. O conflito durou seis anos e só terminou em 8 de maio de 1945, motivado pela imposição do Tratado de Versalhes aos países que perderam a 1ª Guerra Mundial, disputa de territórios e matéria-prima, nacionalismo exacerbado e o crescimento do nazismo e fascismo. Calcula-se que a guerra tenha deixado 50 milhões de mortos.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por