JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 07 de dezembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Inmet declara estado de emergência em Uberaba por conta do calor e baixa umidade

A temperatura máxima pode atingir os 40ºC na cidade, com umidade abaixo dos 12%

18/09/2019 - 10:58:26. - Por Marília Mayer Última atualização: 18/09/2019 - 18:08:03.

Israel Júnior

O meteorologista Cleber Souza alerta para o clima nos próximos dias em Uberaba, que é de deserto

Até domingo, a previsão do tempo para Uberaba aponta calor intenso e a umidade relativa do ar baixíssima. Conforme informações do Instituto Nacional de Metereogia (INMET) a temperatura mínima será de 22º e máxima pode atingir 40º.

“Infelizmente o Triangulo Mineiro está em estado de emergência que é quando a umidade pode ficar abaixo dos 12%. Recomendamos à população que não se exponha ao sol nas horas de maior intensidade, beba bastante líquido, passe protetor solar e umidifique os ambientes, já que o clima para esses próximos dias é de deserto”, adverte o meteorologista Cleber Souza.

O alerta publicado pelo INMET chama a atenção para os riscos à saúde humana e também para o aumento dos incêndios. Entre as complicações causadas pela baixa umidade estão problemas respiratórios, alergias, sangramento nasal, ressecamento da pele e irritação nos olhos.

Primavera chega com céu nebuloso e temperaturas mais amenas

Para o início da Primavera, na semana que vem, a tendência é que uma nova frente fria chegue no litoral sudeste abaixando a temperatura máxima em até 10º, em toda Minas Gerais, trazendo alívio para a sensação térmica e aumentando a umidade relativa do ar, segundo o meteorologista Cleber Souza.

“Por enquanto é só um aumento da nebulosidade, uma possibilidade de chuva fraca nesses primeiros dias da Primavera, mas chuva para amenizar tudo e melhorar só lá para segunda quinzena de outubro”, revela o meteorologista, acabando com a esperança dos uberabenses por chuvas substanciais nos próximos dias.

Essa deve ser a última semana com temperaturas na casa dos 40º. Com a chegada da nova estação, as frentes frias no litoral serão mais frequentes, o que favorece o clima em Uberaba.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia