JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 15 de outubro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Casas de show em Uberaba são autuadas por falta de Auto de Vistoria

Uma delas poderá ser interditada por falta de alvará de funcionamento

17/09/2019 - 00:00:00. Última atualização: 17/09/2019 - 17:40:59.

Arquivo


Renê Inácio de Freitas, chefe do Departamento de Posturas, diz que inicialmente o trabalho em conjunto com os bombeiros foca, por questão da segurança, as casas de festas e eventos

 

O Departamento de Posturas, e o Corpo de Bombeiros realizaram ação conjunta de fiscalização na última sexta-feira (13) em quatro casas de shows em Uberaba. Dois locais de evento foram autuados e notificados por falta Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), sendo que uma das casas também não tinha alvará de funcionamento, podendo sofrer outras penalidades, como a interdição total.

O AVCB é um documento que atesta a vistoria realizada no local em relação à conformidade com as regras de segurança e prevenção de incêndios.

O chefe do Departamento de Posturas, Rene Inácio de Freitas, explica que inicialmente, o trabalho em conjunto com os Bombeiros irá focar nas casas de festas e eventos por questão da segurança destes estabelecimentos. “Da nossa parte, estamos checando a existência do alvará de funcionamento, que é primordial, câmeras de segurança, detector de metais, número de lotação destes locais, que pela legislação deve estar especificado em cada local, enquanto os Bombeiros vão verificar se todas as medidas de prevenção e combate a incêndio e desastres nesses locais estão corretas”, relata o chefe do Departamento de Posturas.

Freitas esclarece ainda que o foco dos trabalhos iniciados é a segurança das pessoas, dentro do estipulado pela Legislação Federal 13.425 de 2017, que “estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos e áreas de reunião de público”. A Lei foi instituída após o incêndio da Boate Kiss em Santa Maria (RS). Segundo Freitas, após essa vistoria inicial das casas de eventos em Uberaba, os trabalhos de fiscalização passarão a ser rotineiros, focando em locais de grande concentração e circulação de pessoas. 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia