CIDADE

Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti seguem durante a estiagem

Publicado em 13/09/2019 às 21:13Atualizado em 18/12/2022 às 00:13
Compartilhar

Divulgação

Robert Boaventura, diretor de Vigilância em Saúde, diz que já faz o planejamento de ações para o período chuvoso que se aproxima

Mesmo durante o período de estiagem, as ações de prevenção e conscientização contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti continuam na Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde. Os trabalhos acontecem em várias áreas de ação, sendo que as visitas domiciliares, realizadas pelos agentes de combate a endemias, acontecem diariamente. 

Robert Boaventura, diretor de Vigilância em Saúde, explica que já está fazendo o planejamento para o novo período de chuvas, mas que os trabalhos continuam no período de seca, com visitas dos agentes e uso de drones para identificar focos em locais de acesso remoto. “O trabalho feito em parceria com a Codiub, lançado em maio, com os drones sobrevoando locais de difícil acesso segue sem parar. As pessoas podem também utilizar o app “Uberaba contra Dengue” para denunciar possíveis focos do mosquito diretamente para o Zoonoses”, complementa Boaventura.

O app “Uberaba contra a Dengue” foi disponibilizado pela Codiub para que a população possa colaborar de forma ativa, enviando endereço e fotos de locais que são possíveis focos do mosquito para a Secretaria de Saúde. Trata-se de um sistema georreferenciado, utilizado para gerar mapa de denúncia, otimizando o trabalho da fiscalização, pois a SMS vai exatamente no local. 

Boaventura ressalta que a participação da população é fundamental no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. “Precisamos que as pessoas façam a sua parte também, evitando os focos do mosquito nas suas casas, recebendo os agentes de endemias e denunciado os locais de possíveis focos, para que juntos a gente consiga vencer o Aedes”, destaca.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por