JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 16 de setembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Produtores de frango de São Basílio fazem capacitação sobre certificação

Curso está sendo ministrado por Francisco Lara, coordenador do Programa Certifica Minas da Seapa, e Maurício Pontes, auditor do IMA

11/09/2019 - 00:00:00. - Por Luiz Gustavo Rezende Última atualização: 11/09/2019 - 08:04:51.

André Santos/PMU


Técnicos da Secretaria estadual de Agricultura e do IMA estão ministrando as aulas, que seguem até amanhã

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) está realizando curso de capacitação para criadores de frango da comunidade de São Basílio. A medida visa auxiliá-los na certificação dos animais criados no bairro rural de Uberaba. O evento teve início ontem com término previsto para amanhã. 

O curso está sendo ministrado por Francisco Lara, coordenador do Programa Certifica Minas da Seapa, e Maurício Pontes, auditor do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), na biblioteca das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu).

Francisco, zootecnista de formação, explanou sobre a política pública do Certifica Minas, demonstrando o funcionamento, os segmentos e as vantagens de os produtores aderirem ao programa. “São analisadas as questões sociais, ambientais, técnicas, entre outras. Ao final, depois de atender aos requisitos, o produtor recebe o selo do Certifica Minas”, relata, detalhando na sequência o conteúdo do curso. “Ele vai desde a criação (sinergia entre galpão e os pastos), passando por biosseguridade, nutrição, manejo, bem-estar animal e gestão da propriedade”, esclarece.

“No item alimentação está sendo trabalhada, além da pastagem, a inclusão de folhagens e até de ração, desde que sem promotores de crescimento. Já o bem-estar se refere à comodidade das aves, com acessos adequados aos bebedouros e comedouros, ventilação e temperatura ideais”, complementa. 

Uberaba, segundo o técnico, é a primeira cidade no Estado a capacitar seus técnicos para o Certifica Minas Frango Caipira. Como vantagens do selo, Lara aponta a abertura de mercado. “Com consumidores cada dia mais exigentes na busca por qualidade e origem dos produtos, o selo funciona como garantia para estes itens e vários outros”, arremata. O curso continua hoje e amanhã (12) e será feita visita com orientações técnicas aos membros da comunidade São Basílio.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia