CIDADE

Critérios para o reconhecimento do Geopark pela Unesco são debatidos

Organismos que executam o projeto estão analisando os pontos a serem avaliados pela Organização das Nações Unidas para formalizar o pedido de avaliação

Marconi Lima
Publicado em 06/09/2019 às 22:34Atualizado em 18/12/2022 às 00:02
Compartilhar

Divulgação

Geopark Uberaba – Terra de Gigantes é formado por sítios e geossítios e tem por objetivo fomentar o turismo na cidade

Direção da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação da Prefeitura de Uberaba e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Comdesu) discutiram sobre a apresentação dos critérios que serão avaliados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para que o projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes conquiste a chancela para integrar a Rede Global de Geoparques.

Durante a reunião, a presidente do Comdesu, Anne Florence Marie Roy Nóbrega, apresentou os critérios que são avaliados pela Unesco e um panorama geral das ações em desenvolvimento. De acordo com os dados apresentados, a Unesco avalia critérios como geologia e paisagem (envolve questões como território, conservação geológica, herança natural e cultural), estrutura de gestão, educação informativa e ambiental, geoturismo e sustentabilidade econômica e regional. Foi destacado que a UFTM e outras instituições de ensino da região têm papel fundamental na implementação de ações de educação informativa e ambiental para que o projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes consiga atender aos critérios da Unesco e se concretize. 

Ainda no encontro foram destacados os programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela UFTM nas instalações do Complexo Científico e Cultural de Peirópolis (CCCP) e seu papel na concretização do Geopark Uberaba – Terra de Gigantes. Uma nova reunião sobre o tema será agendada para estabelecer um plano de trabalho e ações que serão desenvolvidas com foco no projeto Geopark Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por