CIDADE

Para presidente da FCU, feriado da Consciência Negra deve ser mantido

Setores do comércio questionam o grande número de feriados no mês de novembro, mas os defensores da data entendem que ela precisa ser melhor explorada

Marconi Lima
Publicado em 06/09/2019 às 20:42Atualizado em 18/12/2022 às 00:02
Compartilhar

Arquivo

Ronaldo Amâncio, vereador licenciado e presidente da Fundação Cultural, entende que o feriado é uma conquista da comunidade negra que não pode ser perdida

O feriado de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, deve ser mantido no Calendário de Eventos do município. Essa é a opinião do presidente da Fundação Cultural de Uberaba (FCU), vereador licenciado Ronaldo Amâncio. 

Em entrevista ao JM News 1ª Edição, na Rádio JM 95.5MHz, Amâncio disse que questionou representantes do comércio local sobre a falta de consulta à comunidade negra em relação ao pedido de cancelamento do feriado. Ele entende que, ao invés de cancelar, o ideal seria criar eventos que possam agregar valor à data e fomentar as vendas no comércio local. “Reconheço que há muitos feriados em novembro, com o Dia de Finados, a Proclamação da República e o Dia da Consciência Negra. Mas, acredito que estamos perdendo dinheiro, pois nessa data poderíamos criar eventos que atraíssem as pessoas para o comércio”, destacou o presidente da FCU. Amâncio lembrou que a população de Uberaba é formada por 52% de negros. “É uma das cidades do Brasil com maior percentual de população negra. E aí o que eu pergunto? Quais as conquistas que os negros têm? O feriado de 20 de novembro é uma dessas conquistas? Então, vai se tirar o que conquistou?”, questionou. 

Durante a entrevista, o presidente da FCU destacou algumas ações do setor, como a criação de um grupo de discussões sobre a cultura no município, a realização de evento voltado para a tropicália (movimento musical da década de 60), além de ações para os 200 anos de Uberaba. Ele também garantiu a realização da Parada Gay dentro dessa programação do bicentenário do município.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por