CIDADE

Cresce a procura por vacinas contra o sarampo nas unidades de saúde da cidade

Balanço da Secretaria Municipal de Saúde aponta que foram aplicadas 1.551 doses da vacina tríplice viral no município em agosto, até o último dia 28

Marconi Lima
Publicado em 30/08/2019 às 20:27Atualizado em 17/12/2022 às 23:53
Compartilhar

Balanço da Secretaria Municipal de Saúde aponta que foram aplicadas 1.551 doses da vacina tríplice viral no município em agosto, até o último dia 28, contra 1.239 doses aplicadas em julho. Nem um caso suspeito foi notificado em Uberaba. Minas Gerais soma 221 casos suspeitos de sarampo, sendo que 162 foram descartados, 55 estão sob investigação e quatro casos acabaram confirmados. Um caso em investigação é da cidade de Uberlândia. 

Segundo levantamento da Secretaria de Saúde de Uberaba, das doses aplicadas em agosto, 191 se referem à “dose zero”, voltada às crianças de seis meses a menores de um ano; 252 doses representam a 1ª dose, na faixa etária de 12 meses; enquanto 246 crianças receberam a 2ª dose, da faixa etária de 15 meses, conforme o calendário vacinal. As 862 doses restantes se referem às pessoas que buscaram atualizar a caderneta de vacinação ou que vão viajar para áreas endêmicas do sarampo.

A vacina tríplice viral (contra sarampo/caxumba/rubéola) está disponível nas unidades básicas de saúde para a população de 12 meses a 49 anos de idade, de acordo com o esquema preconizado, e só precisa se vacinar quem não estiver com a caderneta em dia. São consideradas vacinadas pessoas de 12 meses a 29 anos que comprovem duas doses de vacina, pessoas de 30 a 49 anos que comprovem uma dose e profissionais de saúde, independentemente da idade, com duas doses. 

O sarampo é uma doença que apresenta variação sazonal, com aumento da incidência no período entre o fim do inverno e o início da primavera, ou após estações chuvosas. Os principais sintomas se apresentam como febre, manchas avermelhadas pelo corpo, acompanhadas de tosse ou coriza ou conjuntivite.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por