GERAL

Exportação de carne suína cresce quase 20% e de frango, 5,8%, no primeiro semestre

A expansão das exportações para a Ásia, em especial à China, é vista com entusiasmo

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 24/08/2019 às 13:14Atualizado em 17/12/2022 às 23:41
Compartilhar

Foto/Reprodução

Este ano foi atingida a marca de 414,4 mil toneladas de carne suína exportadas, quantidade 19,6% superior à do ano passado

Nos primeiros sete meses deste ano houve aumento de 5,8% na exportação de frangos em relação ao mesmo período de 2018. Foram 2,34 milhões de toneladas comercializadas e geração de quatro bilhões de dólares no período, saldo 10,8% superior ao do ano anterior. Da mesma forma, a carne suína atingiu a marca de 414,4 mil toneladas exportadas, o que representa aumento de 19,6% no volume de vendas para o mercado externo. Os números foram apresentados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) esta semana.

A expansão das exportações para a Ásia, em especial à China, é vista com entusiasmo. O país é responsável pela compra de 28,2% da carne suína brasileira e 13% de frango. O aumento deve-se, em parte, devido à peste suína africana que a China enfrenta.

Francisco Turra, presidente da ABPA, comemorou os números e ressaltou o potencial que o país possui. “Hoje, somos o quarto maior produtor mundial de suínos. O Brasil tem elasticidade de ter um grande consumo interno e densidade de volume e adensamento de animais. Os produtores não estão fazendo movimentos exacerbados de expectativas e, sim, aguardando demanda externa”, explica.

A expectativa da ABPA é fechar o ano com aumento de 1% na produção da carne de frango, com 13 milhões de toneladas ao longo de 2019. As exportações devem alcançar, nos doze meses, 4,3 milhões de toneladas, volume de 4% a 5% superior em comparação com o ano anterior. 

Mercado de ovos também segue a tendência de aumento nas vendas. A exportação de ovos seguiu a mesma tendência de aumento. Durante os sete primeiros meses deste ano foram embarcadas 5,89 mil toneladas, o que gerou 7,72 milhões de dólares em receita. Se por um lado o volume de vendas aumentou 2,5%, as receitas caíram em relação ao mesmo período do último ano. De janeiro a julho de 2018 o mercado externo injetou 9,33 milhões de dólares na economia brasileira. 

Em relação à produção de ovos, a perspectiva é de avanço, devendo apresentar elevação da produção em até 10% neste ano. Em 2018, 44,4 bilhões de unidades foram produzidas. Para 2019, a projeção é concluir o ano com 49 bilhões de unidades. As exportações devem alcançar 12 mil toneladas, 3% acima do desempenho do ano passado. “O Brasil está tomando um novo rumo na economia”, finalizou Turra.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por