JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 18 de setembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Técnico formado no IFTM representa o Brasil na Olimpíada de Ciências da Terra

O evento começa nesta segunda-feira (26) e vai até o dia 3 de setembro em Daegu, na Coreia do Sul

25/08/2019 - 00:00:00. - Por Marconi Lima Última atualização: 25/08/2019 - 10:39:59.

Foto/Divulgação


Jovem Luís Eduardo Siqueira de Freitas, o quarto da esquerda para direita, foi um dos primeiros colocados na Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap) 2018

Um dos representantes do Brasil na Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (International Earth Science Olympiad, ou Ieso) é da vizinha cidade de Conceição das Alagoas. Trata-se do jovem Luís Eduardo Siqueira de Freitas 19 anos. O evento começa nesta segunda-feira (26) e vai até o dia 3 de setembro em Daegu, na Coreia do Sul.

Freitas é participante do Programa Aprendizagem Rural na Usina Santo Ângelo, em Conceição das Alagoas. Formado como técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), foi um dos primeiros colocados na Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap) 2018.

Na competição, realizada em setembro do ano passado, ele concorreu com 150 pessoas classificadas para etapa final da olimpíada, que tiveram que responder, em 1h30, 20 questões objetivas e duas discursivas. Na prova prática, o desafio era cumprir três atividades que envolveram coleta de amostra de solos, operação da máquina de semeadura/adubadora e técnicas de inseminação artificial. 

Desde 2017, quando foi para primeira disputa, o estudante tem se preparado e, ao ser um dos vitoriosos deste ano, viu o sonho de ser agrônomo ceder lugar aos preparativos para competição internacional. “Larguei vários projetos este ano para ir à Olimpíada Internacional e sei que vamos concorrer com outros países que são mais preparados para os temas abordados na competição (geologia, meteorologia, ciência ambiental, e astronomia terrestre), mas o que pode ser uma dificuldade motiva a gente. Pela primeira vez em oito anos de Obap, tivemos uma equipe de Minas vitoriosa nesta competição e, para mim, está sendo uma honra representar o Estado e nosso país”, disse Luís.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia