CIDADE

Golpe de consulta do FGTS abre acesso ao smartphone da vítima

Um novo golpe que simula consulta ao FGTS está circulando em aplicativos de mensagens e já afetou mais de 130 mil pessoas

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 21/08/2019 às 22:46Atualizado em 17/12/2022 às 23:37
Compartilhar

Um novo golpe que simula consulta ao FGTS está circulando em aplicativos de mensagens e já afetou mais de 130 mil pessoas que receberam, acessaram ou compartilharam o link malicioso em apenas seis dias. Por hora, são registrados 2.083 acessos ao link fraudulento. Os dados são do Dfndr lab, departamento especializado em segurança digital da empresa Psafe, e acessados pelo Jornal da Manhã na tarde de ontem. 

Ao clicar no link do golpe disseminado por meio do aplicativo de mensagens, o usuário é incentivado a responder a uma breve pesquisa, que inclui perguntas com deseja sacar todo seu FGTS ou parcial? E... você sacou algum valor do FGTS nos últimos três meses? Independentemente das respostas, a vítima é encaminhada a uma nova página para compartilhar o link do ataque com mais 10 contatos da agenda e liberar o suposto saque de sua conta.

Emilio Simoni, diretor do Dfndr lab, afirma que o link malicioso recebe permissão para acessar o smartphone da vítima futuramente. “O objetivo desse golpe é induzir o usuário a conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes diretamente no celular, abrindo um canal direto de comunicação entre o cibercriminoso e a vítima”, revela.

Para não cair em armadilhas na internet é importante que o internauta desconfie de qualquer tipo de promessa exagerada que chega por meio de mensagens. Para verificar se o link é verdadeiro, basta entrar em contato diretamente com a empresa ou órgão do governo envolvido. Além disso, é essencial manter um bom antivírus instalado no celular. De acordo com a empresa de segurança digital, o golpe foi intensificado após o governo federal anunciar liberação do FGTS através da MP 889/2019.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por