JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 16 de setembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Estiagem em Uberaba continua até o final do inverno

A previsão é que comece a chover regularmente no Triângulo Mineiro entre o final do mês de setembro e início de outubro

22/08/2019 - 00:00:00. - Por Marília Mayer

Embora a chuva rápida que caiu na cidade na terça-feira (20), a umidade relativa do ar continua baixa e as temperaturas elevadas nas próximas semanas.

Ainda, segundo o meteorologista Cleber Souza do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), chuviscos como o registrado em Uberaba essa semana podem ocorrer, mas não favorecem os impactos causados pela seca.

“As frentes frias que chegam nessa época do ano são fracas, então, só aumentam a nebulosidade, melhoram um pouco a qualidade do ar e provocam alguma chuva de fraca intensidade, mas essas chuvas não favorecem o tempo seco de vários dias consecutivos”, explica o meteorologista.

A previsão é que comece a chover regularmente no Triângulo Mineiro entre o final do mês de setembro e início de outubro. Até o final dessa estação, a tendência é que a umidade relativa do ar sofra queda e as temperaturas batam recorde, chegando na casa dos 40º.

“A massa de ar continental vai predominar favorecendo a elevação da temperatura e secando ainda mais a atmosfera. Quadros de doenças respiratórias serão mais agravantes nos próximos dias”, alerta Souza.

Sinal vermelho para a agricultura. O meteorologista faz um alerta aos produtores rurais em relação aos prejuízos que o setor de agricultura pode amargar diante dessa previsão.

“Esse quadro de secura e altas temperaturas para a agricultura serão muito fortes agora final de inverno. Então, o calorão e tempo seco vai prejudicar muito ainda o setor agrícola no Triângulo Mineiro”, adverte Cleber Souza. 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia