CIDADE

Observatório Urbano apresentará análises do Plano Diretor na sexta

Grupo formado por docentes e técnicos das universidades locais realizou estudos sobre a proposta de revisão da legislação

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 20/08/2019 às 22:36Atualizado em 17/12/2022 às 23:34
Compartilhar

Rodrigo Garcia

Numa primeira reunião no início de julho, o presidente do Legislativo, Ismar Marão, ponderou a necessidade do acompanhamento técnico do grupo

Grupo de estudos Observatório Urbano, formado por docentes, técnicos e discentes das universidades de Uberaba (Uniube) e Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), vai debater o urbanismo e a proposta do novo Plano Diretor de Uberaba. Lideranças da cidade estão sendo convidadas para participar da reunião, que será realizada no plenário da Câmara Municipal na sexta-feira (23), às 14h. 

Ana Paula Barros, arquiteta e urbanista, revelou que o grupo já participou de uma reunião com o presidente da Câmara, Ismar Marão (PSD). “Depois da primeira reunião, o presidente pediu para falar com os demais vereadores para esclarecer todos os pontos da proposta”, aponta. De acordo com Ana Paula, o presidente da Câmara afirmou que levará o projeto de revisão do Plano Diretor à votação porque é uma pauta que a cidade necessita, mas isso só será realizado após receber parecer técnico do “Observatório Urbano”.

“Do ponto de vista do planejamento urbano e do ponto de vista do meio ambiente, a meu ver, a proposta do novo Plano Diretor não é satisfatória”, expõe Ana. A reunião será nos moldes de uma aula, como ocorre nas salas das universidades. “Os professores vão expor as análises e depois ficarão abertos para questionamentos dos vereadores sobre cada um dos itens da proposta, o que será bem didático”, destaca. 

O projeto do novo Plano Diretor está sendo discutido desde o fim de 2017 pela Prefeitura, inclusive com lideranças classistas e entidades do setor civil. O Plano Diretor passou por revisão em 2014, sob justificativa de que a medida era necessária para modernizar a legislação. Esta nova revisão foi protocolada na Câmara Municipal de Uberaba em dezembro do ano passado, mas, desde então, não foi incluída na pauta de votação e segue sendo debatida.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por