CIDADE

Lixo deixado nas trilhas para cachoeiras em Peirópolis prejudica investimentos no local

A quantidade de visitantes triplicou no primeiro semestre e, junto com os turistas veio também o lixo deixado por eles

Marília Mayer
Publicado em 20/08/2019 às 17:11Atualizado em 17/12/2022 às 23:35
Compartilhar

No primeiro semestre deste ano, a quantidade de visitantes em Peirópolis triplicou nos finais de semana se comparado ao mesmo período do ano passado, de acordo com informações do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (COMDESU).

O crescimento de turistas é resultado de mudanças feitas na comunidade e implantação de políticas públicas para que seja reconhecida pela Unesco como Geoparque.

Segundo a presidente do COMDESU, Anne Roy Nóbrega, as ações estão focadas na Casa do Turista, Museu dos Dinossauros e na paleontologia.

No que diz respeito ao ecoturismo, a Prefeitura sinalizou as trilhas, porém, não tem investido e divulgado essa parte devido à falta de educação dos frequentadores.

“A gente fez a sinalização das cachoeiras, estamos trabalhando uma parte de sensibilização com placas, cuidado com o meio ambiente e tentando organizar visitas guiadas porque sem guias tem muita gente indo para cachoeira e deixando cerveja, papéis, latas e isso dói muito. Aqui, ainda, o fato de colocar placas sinalizando quer dizer que a cachoeira no dia seguinte vai ser suja”, afirma Anne Roy.

Por enquanto, a comunidade de Peirópolis contribui com algumas visitas guiadas, um sistema de triagem de material para reciclagem está funcionando em parceria com empresa privada e o sistema de coleta de lixo no local ainda deve ser aprimorado.

“É muito importante que as pessoas se conscientizem, porque se a gente começar a colocar tambores de lixo na cachoeira desnaturaliza o local. A lixeira está na entrada da trilha e é lá que eu levo e deixo o meu lixo”, adverte a presidente do Conselho. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por