CIDADE

As maravilhas arquitetônicas de MG

Publicado em 20/08/2019 às 10:53Atualizado em 17/12/2022 às 23:31
Compartilhar

Por Julia Santos

Minas Gerais é um dos maiores estados brasileiros contando com mais de 800 municípios. Seja em território e extensão, seja por seu número incomparável de municípios ou seja pela sua trajetória histórica e política, surpreende com uma diversidade e identidade cultural de muito peso em todo o Brasil.

E por ser tão imensamente rico por todas as características que apresenta, Skokka traz algumas características arquitetônicas relacionadas a algumas cidades desse estado que não tem mar, mas tem bar. Que não tem o estado caótico de cidades cosmopolitas em alguns aspectos, mas que ainda assim, tem suas peculiaridades e uma receptividade inigualável por quem conhece esse lugar encantador. Um pouquinho de Minas, uai!

Minas, como se diz carinhosamente, não tem praias como seus estados vizinhos no litoral. Geograficamente com relevos de mares e morros ou ondulados em grande parte de sua superfície, tem um clima agradável. Não é uma região que “ferva” de calor como outras regiões do Brasil. Em Minas se sente um pouco de frio mas nada que uma boa cachaça de alambique e comida mineira não possam resolver rapidamente.

Em Minas se encontram as mais belas pedras preciosas que estão estampadas nas mais belas igrejas mineiras, quiçá, não só mineiras como de todo o país. Muito mais que pedras preciosas e arquitetura, esse rico estado faz parte de uma das maiores rotas turísticas históricas do país com mais de 1600 quilômetros de extensão. A Estrada Real mantém viva a tradição e tem o intuito de valorizar as belezas dessa região que compreende os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O roteiro tem o sabor especial da culinária local que se mistura com arte, história e religião do passado colonial brasileiro. Uma longa viagem repleta de encantos que revelam outras facetas do interior brasileiro.

Se não tem mar, vamos para o bar. Esse é o lema mais conhecido e bastante correto sobre os mineiros. Sua capital Belo Horizonte está rodeada desde o mais simples “botecos copo sujo” aos mais “badalados botecos” do estado. Segundo os belorizontinos, é a cidade com mais bares per capita do mundo. Verdade ou não, o certo é que existem muitos e para todos os gostos, portanto se quiser diversão e uma boa opção gastronômica é o destino ideal para desfrutar ao lado de uma das belas acompanhantes independentes em Belo Horizonte. Curiosidades arquitetônicas de Minas Gerais

Alguma luz refletindo no teto leva ao dourado. Um muro de pedras se converte em Dourado. Um cidade histórica atenua tons em dourado. O sol que se esconde atrás de um monte e desenha contra a luz cores perfeitas que acentuam a belas fachadas dos edifícios e se tornan dourado.

Pode ser que não seja exatamente em Uberaba (por mencionar alguma cidade um pouco menor que a capital), mas Minas Gerais é conhecida por suas pequenas cidades históricas e sua incrível e deslumbrante arquitetura. E, parafraseando uma cançã toda catedral é populista é pop, e Minas Gerais brinda das mais belas igrejas do barroco mineiro do país.

Em Uberaba o clima é o que atrai a imensa maioria dos turistas. O Mercado Municipal desse lugar é uma das atrações que mais recebe visitas durante o ano. Um lugar perfeito, onde poder ir acompanhando de uma das mais lindas acompanhantes em Uberaba. Cidade de Ouro Preto

Antiga capital do estado de Minas Gerais, Ouro Preto é um lugar especial onde a história, arte, geografia e memória estão presentes a cada passo. Considerada o novo Eldorado, é lar de 13 igrejas e 8 capelas nesse estilo arquitetônico. Essa cidade localizada a 100 quilômetros da capital Belo Horizonte nos transporta ao século 18. Com Arquitetura preservada e bom estado, guarda um dos maiores acervos barrocos do Brasil e foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade em 1980.

Sem contar somente com as igrejas, nessa cidade está localizado o Museu da Inconfidência que se apresenta como monumento a todos os elementos que determinam o povo brasileiro das épocas passadas. Mostra também a etapa histórica do ciclo de ouro e diamantes da região. Chama atenção por seu bom estado de conservação e por guardar obras de Aleijadinho, o artista de maior renome na arte barroca mineira com todas as suas obras e relíquias artísticas. Cidade de Tiradentes

A cidade de Tiradentes é uma cidade de altos e baixos. Não somente por seu terreno acidentado, senão por sua história que viveu momentos de glória e esquecimento dado a altura e esgotamento de suas minas. O poder de seu ouro antigo proporcionou uma das melhores coleções de estilo barroco de Minas Gerais, que é considerada uma jóia no século XVIII. Essa coleção esteve oculta por durante muito tempo, talvez porque tenha sido preservada, e tem sido descoberta por visitantes de todas as partes do mundo e por intelectuais que encontram aqui inspiração em diversos aspectos.

Em Tiradentes está localizada a espetacular igreja da Matriz de Santo Antônio que ostenta o recorde de ser a igreja com mais ouro no Brasil e conta com um impressionante órgão policromado do ano de 1789.

Mas o mais bonito de Tiradentes é ver a arquitetura e se perder por suas pequenas ruas com arquitetura de casa coloniais hoje em dia convertidas em galerias de arte ou lojas de artesanato. Vale lembrar que o estado é famoso por seus artistas e artesanato. Cidade de Mariana

Mariana é patrimônio histórico Nacional, e assim como Ouro Preto, tem a presença constante e forte da arte barroca. A região dessa bela cidade que passa por reconstrução e tenta sobreviver ao caos depois do rompimento de uma barragem, se apresenta com grande força histórica e renome no mundo por suas belezas arquitetônicas. 

Nessa cidade há duas igrejas construídas em uma mesma praça, o que é algo que ocorre outra vez somente em Peru. São consideradas bastante especiais. Saindo a partir do centro e subindo uma ladeira é possível chegar nessa praça. O santuário da ordem franciscana é um dos expoentes do barroco mineiro já que a igreja não interveio no trabalho dos artistas. Com assoalho de madeira, há uma série de números que correspondem a sepulturas como do Mestre Ataíde que contribuiu com as pinturas para embelezar o interior da igreja.

Minas Gerais é uma joia do Brasil, com tantos encantos e importância histórica que vale à pena conhecer! 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por