CIDADE

Pacientes se queixam da demora de transferência das UPAs para hospitais

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 19/08/2019 às 22:07Atualizado em 17/12/2022 às 23:32
Compartilhar

Jairo Chagas

UPA São Benedito é um dos locais de atendimento de pacientes da urgência e que muitas vezes precisam aguardar vagas em hospitais

Pacientes que estão internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do São Benedito e aguardam leitos no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) reclamam de demora excessiva na transferência. Queixas foram enviadas à reportagem do Jornal da Manhã por meio do aplicativo de mensagens [99777-7900].

Daniel Cristiam dos Santos, de 37 anos, afirmou que sofreu infarto no domingo, dia 11, e desde então aguarda leito e segue sem saber quando será transferido para ser submetido a um cateterismo. “Diversas vezes falaram que eu ia ser transferido; eu fico de jejum, não me alimento direito e, em cima da hora, desmarcam a transferência. Eu estou me enfraquecendo com jejum direto e não me transferem”, reclama.

Segundo Daniel, há outros três casos similares na unidade de saúde em que ele está internado. José Cornélio, de 72 anos; Célia Regina Machado, 59 anos, e outro paciente, que não teve o nome revelado.

Andreza Maria, filha de Regina Célia, também fez reclamações referentes à demora na disponibilização de leitos para transferência. “Minha mãe está aqui desde quinta-feira, dia 15, e está muito debilitada. Estou com medo de que ela não aguente a demora até ser disponibilizado o leito”, lamenta. Ela reclamou, ainda, que teve de se ausentar do serviço hoje para acompanhar a mãe, que recebeu a promessa de transferência, o que não foi concretizado. “Eu tive que faltar do serviço porque falaram que minha mãe ia ser transferida e, em cima da hora, desmarcaram. É muito descaso. Agora, me falaram que ela vai ser transferida e tenho que faltar de novo do trabalho, sem saber se dessa vez vai ser transferida mesmo”, revela.

Acionada, a Prefeitura Municipal de Uberaba respondeu, em nota, que: “Os cateterismos cardíacos são realizados em alguns casos que não são de extrema urgência, mas, para melhor situação clínica, o procedimento em Uberaba pelo SUS é realizado no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Esse fluxo é de responsabilidade direta do HC-UFTM e, também, da Central de Regulação Estadual, que tem referência direta sobre esses pacientes”. 

“A Secretaria Municipal de Saúde monitora a existência e o tempo de permanência dos pacientes dentro das UPAs e alerta a Central Estadual de Regulação, conforme estabelecido por normas da cogestão de leitos em Minas Gerais”, conclui.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por