JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 22 de setembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Na abertura oficial da Expogenética, ABCZ lança o 2º Sumário de Touros

O material reúne as avaliações genômicas da raça nelore e a avaliação genética de animais brahman, gir, guzerá, indubrasil, sindi e tabapuã

18/08/2019 - 00:00:00. - Por Marconi Lima Última atualização: 18/08/2019 - 18:33:39.

Fábio Braga


Material reúne as avaliações genômicas da raça nelore e a avaliação genética de animais brahman, gir, guzerá, indubrasil, sindi e tabapuã

Nesta segunda-feira (19), junto à solenidade de abertura oficial da 12ª Expogenética, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) lança a segunda edição do Sumário de Touros. O material reúne as avaliações genômicas da raça nelore e a avaliação genética de animais brahman, gir, guzerá, indubrasil, sindi e tabapuã. O documento também engloba os avanços do Projeto Genômica. 

Ainda durante a abertura da mostra está prevista a palestra “Biotecnologia em Pastagem”, com Éderson Santos, biólogo em agroindústria pela Faculdade Francisco Maeda (Fafran), de Ituverava (SP), MBA em Marketing pela FGV e Especialização em Administração. No mesmo dia os visitantes terão a oportunidade de acompanhar a palestra “Biotecnologia em Genômica”, ministrada por “Thiago Biscegli, zootecnista pela Unesp e especialista em melhoramento.

Sumário. Trata-se de uma parceria da ABCZ com a Embrapa e com o Geneplus. Em menos de dois anos de trabalho efetivo, o banco de dados da ABCZ já desponta entre os principais do mundo em quantidade de avaliações. Até a primeira quinzena de maio, mais de 87,5 mil animais já estavam genotipados e a previsão é de que, até o fim deste ano, essa quantidade ultrapasse 100 mil. 

"Este ano nós mudamos um pouquinho o formato, ao invés do lançamento clássico dos sumários dos diversos programas que participam conosco, nós elegemos o tema técnico acurácia, que será abordado durante uma palestra do professor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), doutor Fábio Luiz Buranelo Toral. A ideia é levar ao usuário final da genética a interpretação da predição do valor genético (DEP), associada à acurácia, fator determinante na escolha adequada desta informação”, diz Luiz Antônio Josahkian, superintendente técnico da ABCZ.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia